Franquin, esse desconhecido


 BD Gaston Spirou Marsupilami Franquin

O genial autor de banda desenhada André Franquin tornou-se famoso com a criação de Spirou e, posteriormente, pelas desventuras do seu inefável anti-herói Gaston Lagaffe. É também conhecido por ser o inventor do fabuloso e bizarro Marsupilami... Foi também um dos múltiplos desenhadores da série Modeste e Pompom, num período algo conflituoso da sua carreira, quando passou pela revista Tintin. Mas Franquin não se esgotou nessas duas séries e é também autor de muitas outras histórias e personagens pouco conhecidas.

A que hoje aqui vos apresento é das menos conhecidas. Não é propriamente uma personagem mas sim um conjunto de ilustrações avulsas nunca reunidas em álbum. Foram publicadas pela primeira vez em 1977 numa revista chamada Le trombone illustré e, em 1986, noutra de seu nome Portable Aedena. A personagem não tem nome: é um bispo anónimo e surrealista mais a sua mitra e a "série" - se assim se lhe pode chamar - foi baptizada com o desopilante nome de La mitre railleuse, que traduzido à letra se lê A mitra brincalhona mas em francês gera um mordaz trocadilho com metralhadora (mitrailleuse)...

 BD Gaston Spirou Marsupilami Franquin  BD Gaston Spirou Marsupilami Franquin

 BD Gaston Spirou Marsupilami Franquin

 BD Gaston Spirou Marsupilami Franquin


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/bd / hq// @obvious, @obvioushp //seven