O sentido da vida


Não, não se trata do famoso filme dos Monty Python. É apenas uma história fantasiosa - uma fábula, se quiserem. As fábulas são geralmente histórias passadas com personagens imaginárias que pretendem passar uma mensagem positiva, um ensinamento qualquer ou suscitar uma reflexão. Eu vejo esta história como tal. Acho que é uma boa caricatura da vida, simultaneamente irónica e amarga, como só o humor consegue. Cada um pode retirar as ilações que bem entender...

060723_homem.jpg

No primeiro dia Deus criou a vaca. E Deus disse: - Tens que ir para o campo com o agricultor durante todo o dia e sofrer debaixo do sol, e dar leite para sustentar o agricultor. Eu dar-te-ei uma vida de 60 anos.

A vaca disse: - É uma vida dura que tu queres que eu viva durante 60 anos. Dá-me somente 20 e eu devolvo-te os outros 40. Deus concordou.

No segundo dia Deus criou o cão e disse: - Senta-te o dia perto da porta da tua casa e ladra para qualquer pessoa que entre ou que passe por perto. Eu dar-te-ei 20 anos de vida.

O cão replicou: - Isso é muito tempo para estar a ladrar. Dá-me somente 10 e eu devolvo-te os outros 10. Deus também concordou.

No terceiro dia Deus criou o macaco e disse: - Distrai as pessoas, faz truques de macaco e fá-los rir muito. Eu dar-te-ei 20 anos de vida.

O macaco não ficou muito contente: - Que cansativo, truques de macaco durante 20 anos!? Acho que não. O cão devolveu-te 10 anos e é o que eu vou fazer também, ok? Deus concordou novamente.

No quarto dia Deus criou o Homem e disse: - Come, dorme, brinca, faz sexo, diverte-te. Não faças nada, simplesmente diverte-te. Eu dar-te-ei 20 anos de vida.

O Homem respondeu: - O quê!? Só 20 anos? Nem pensar! Vamos fazer o seguinte: eu fico com os 40 anos que a vaca devolveu, com os 10 do cão e os 10 do macaco. Isso faz 80. Pode ser? - Sim - disse Deus - negócio fechado.

É por isso que durante os primeiros 20 anos comemos, dormimos, brincamos, fazemos sexo, divertimo-nos e não fazemos nada. Os 40 anos seguintes, sofremos ao sol para sustentar a nossa família, os 10 seguintes fazemos figura de macaco para entreter os nossos netos e os últimos 10 anos sentamo-nos na varanda e ladramos a toda a gente...

É este o sentido da vida...


version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //seven