Aprendendo com Bill Gates


060807_bill-gates.jpg

Não, não é uma piada ao Sr. Microsoft... Embora muitos o critiquem com ou sem razão, é forçoso reconhecer que o homem mais rico do mundo é um self-made man e tudo o que conseguiu até hoje começou do nada. Talvez por isso, ódios e admirações à parte, valha a pena ouvir o que disse numa conferência que proferiu numa pequena escola secundária. Em vez de um grande discurso falou menos de 5 minutos e foi entusiasticamente aplaudido por todos no final. Dissertou sobre o Ensino e sobre a política educacional de vida fácil para as crianças que as leva a falhar profissionalmente após saírem da escola.

Despretenciosamente mas com a segurança de alguém que fala por experiência própria deixou no ar 11 conselhos. Não sou propriamente seu admirador mas subscrevo-os quase na íntegra...

1º - A vida não é fácil. Habitua-te a isto.

2º - O mundo não se preocupa com a tua auto-estima. O mundo espera que faças alguma coisa útil por ele ANTES de te sentires bem contigo próprio.

3º - Não ganharás 6000 euros por mês mal saias da escola. Não serás vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à tua disposição antes de teres conseguido comprar o teu próprio carro e telefone.

4º - Se achas o teu professor exigente e rude espera até teres um chefe. Ele não terá pena de ti.

5º - Vender jornais velhos ou trabalhar durante as férias não te diminui socialmente. Os teus avós têm uma palavra diferente para isso: chamam-lhe oportunidade.

6º - Se fracassares não é por culpa dos outros. Então não lamentes os teus erros, aprende sim com eles.

7º - Antes de nasceres os teus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por terem de pagar as tuas contas, lavar as tuas roupas e ouvir-te dizer que eles são "ridículos". Então, em vez de salvares o planeta para a próxima geração corrigindo os erros da geração dos teus pais, tenta limpar o teu próprio quarto.

8º - A tua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e vencidos mas a vida não é assim. Nas escolas podes repetir o ano e ter várias hipóteses para acertares. Isto não se parece absolutamente nada com a vida real: se pisares o risco serás despedido - RUA! Faz tudo certo logo à primeira vez.

9º - A vida não se divide em semestres; não terás sempre os Verões livres e é pouco provável que outros empregados te ajudem a cumprir as tuas tarefas no final de cada período.

10º - O que vês na televisão NÃO é a vida real. Na vida real as pessoas têm de deixar o bar ou a discoteca e ir trabalhar.

11º - Sê simpático para com todos os teus colegas mesmo aqueles que te pareçam medíocres. Existe uma grande probabilidade de vires a trabalhar para um deles...


version 4/s/recortes// @obvious, @obvioushp //seven