Kona
Não, não se trata de uma piada ao famoso sketch dos Monty Python onde o personagem desepenhado por Eric Idle não conseguia dizer o "C" e então passou a utilizar o "K". A palavra Kona existe de facto e é globalmente ambígua. Vejamos: tanto pode designar uma fábrica de bicicletas, como um Departamento no Burkina Faso, como uma marca de cafés, como uma localidade nas ilhas do Hawaii, como um restaurante...
A marca de bicicletas Kona é famosa em todo o mundo pela qualidade e diversidade do seu material. Têm velocípedes para todas os fins embora a sua especialidade sejam as bicicletas de montanha. Felizes os praticantes de BTT que têm uma Kona para montar! :)
O Burkina Faso (vá lá, lembrem-se das aulas de Geografia...era o Alto Volta) é uma antiga colónia francesa da África central. Actualmente é um país pobre e atrasado com que tem como capital a cidade de Ouagadougou e que se encontra dividido em 45 Províncias, por sua vez subdivididas em 301 Departamentos. Kona pertence ao Departamento de Mouhoun.
Numa da ilhas do Hawaii (capital: Honolulu) existe uma localidade paradisíaca também chamada Kona. É uma uma cidade que vive essencialmente do comércio e do turismo e é famosa pelo facto de aí se desenrolar uma das provas desportivas de Triatlo masculino mais importantes do mundo.
É neste local que é produzido um dos cafés mais conhecidos do planeta e também dos mais saborosos, dizem: o Kona Cafe. De acordo com os seus produtores e revendedores é 100% puro devido às características do solo local e ao modo como é produzido. Vende-se em duas variedades: Kona Cafe e Naupaka. Além disso também se pode encontrar aqui o internacionalmente reputado restaurante com o mesmo nome cuja Tonga Toast, uma francesinha recheada com banana frita, é pequeno almoço exclusivo da casa. Ah, é verdade: pertence ao grupo Disney... :)