Dueto


 Musica Chick Corea Gary Burton Concerto

Hoje, pelas 22h00, a Sala Suggia da Casa da Música recebe dois músicos de renome mundial: Chick Corea e Gary Burton. Não sei ao certo o que vai sair deste dueto mas tudo é de esperar. Invenções e/ou visitas ao passado musical individual ou conjunto de ambos. Não irei ver - com pena - porque não posso. Recordo, no entanto, dois concertos a que tive o privilégio de assistir há muito tempo, quando o Coliseu do Porto era palco destes eventos - e tantos que eu lá vi!

Dois concertos da minha vida: o primeiro foi com Chick Corea e a sua Elektric Band. Não era o Corea que eu gostava mais (sempre preferi o acústico) mas valeu a pena mesmo assim. John Patittuci no baixo - fabuloso! Mais tarde vi Gary Burton tocar com Eddie Daniels num concerto de homenagem a dois mestres dos mesmos instrumentos: Benny Goodman e Lionel Hampton. Mas o melhor estava reservado à segunda parte...

Foi a vez de entrar o Modern Jazz Quartet. Pode parecer uma contradição mas os velhinhos do MJQ deram uma lição de música "moderna". Tocaram peças de Bach e outros clássicos com a descontracção e o swing de quem já tem muitos anos de rodagem em cima. Durante todo o tempo em que tocaram a sala parecia envolta em magia e o vibrafone de Bags (Milt Jackson) fez esquecer por completo o de Gary Burton. A música não tem idade.

Do tempo da colaboração entre Corea e Burton é inevitável recordar uma música do álbum Crystal Silence, por sinal o meu primeiro disco de jazz, etiqueta ECM, importado - custou-me um dinheirão! É o acústico no seu melhor: cristalino e silencioso. Espero que o concerto de logo à noite não desiluda quem conhece esta obra prima do dueto... Que jogo vai ser o de hoje?

What game shall we play today - Chick Corea & Gary Burton, Crystal Silence


version 2/s/musica// @obvious, @obvioushp //seven