Os visionários da informática



 Informatica Tecnologia Computador Pc

É impossível prever o futuro mas no entanto todos temos - ou julgamos ter - uma noção mais ou menos aproximada da maneira como vai ser. E se nalgumas áreas não é muito difícil adivinhar o rumo que as coisas vão tomar já noutras as previsões saem completamente furadas. A tecnologia é uma delas. Com efeito, nos últimos tempos a evolução tecnológica tem sido tão grande que equipamentos e conceitos com meia dúzia de anos são considerados completamene obsoletos. Torna-se, por isso, muito arriscado fazer futurologia ou tecer quaisquer vaticínios sobre a evolução tecnológica seja do que for.

Por isso quando vemos alguns filmes de ficcção científica com - digamos - 20 anos achamos tudo aquilo ridículo. O mesmo se passa quando lemos textos ou afirmações sobre ciência e tecnologia, alguns até da autoria de personalidades notáveis. A reacção é sempre a mesma: riso. Vejamos o que se dizia sobre o futuro dos computadores...

1943 - "Penso que há um mercado mundial para cerca de 5 computadores" Thomas Watson, presidente da IBM

1949 - "Os computadores do futuro não pesarão menos de uma tonelada e meia" Popular Mechanics

1977 - "Não há nenhuma razão para que as pessoas queiram ter um computador em casa" Ken Olsen, CEO da Digital

1981 - "640Kb de memória é bem suficiente para tudo o que temos necessidade de fazer com um PC" Bill Gates, fundador da Microsoft

1988 - "Creio que o OS/2 está destinado a ser o sistema operativo mais importante de todos os tempos" Bill Gates

1990 - "O DOS vai continuar a desempenhar um papel muito importante, mesmo nos próximos 10 anos" Bill Gates

1998 - "A época dos PCs terminou" Lou Gerstener, CEO da IBM

seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v2/s
 
Site Meter