A inspiração...


 Humor Televisao 1948 Show Monty Python

Pouco tempo após a edição portuguesa de Não sintonize a sua televisão, série que esteve na origem dos Monty Python, foi agora também editado entre nós o conjunto de cinco episódios de Finalmente o programa de 1948, a série que os "inspirou". Entre os seus actores/autores destacam-se Tim-Brooke Taylor (The Goodies) e os nossos conhecidos John Cleese e Graham Chapman. O Programa contava inicialmente com 13 episódios mas, lastimavelmente, os registos do arquivo da BBC deterioraram-se de tal modo que apenas se conseguiram restaurar 5 completos e mais alguns excertos incompletos de outros. A história está toda aqui.

Seja qual for o rótulo que se lhes queira dar, "início" ou "inspiração", o que é certo é a que as duas séries se complementam. O tipo de humor é muito semelhante, o alinhamento, alguns clichés e, inclusivamente, algumas cenas co-participadas - Eric Idle, por exemplo, entra em duas ou três. Estas afinidades levariam fatalmente aos Monty Python's Flying Circus.

Registam-se já aqui certos momentos premonitoriamente antológicos, como o Four Yorkshiremen, que foi posteriormente recuperado em Live at the Hollywood Bowl ou a hilariante Lição de Dança do Contabilista, revelando um genial Tim-Brooke Taylor que em nada fica atrás dos colegas mais conhecidos. Enfim, tal como recomendei em relação ao anterior, por favor NÃO DEIXEM TAMBÉM DE COMPRAR ESTE!

 Humor Televisao 1948 Show Monty Python

Falta agora a questão que todos desejam ver respondida: para quando o lançamento em Portugal da colectânea dos episódios dos Monty Python's Flying Circus? Esperemos que seja para breve...


version 2/s/cinema// @obvious, @obvioushp //seven