A inspiração...
Pouco tempo após a edição portuguesa de Não sintonize a sua televisão, série que esteve na origem dos Monty Python, foi agora também editado entre nós o conjunto de cinco episódios de Finalmente o programa de 1948, a série que os "inspirou". Entre os seus actores/autores destacam-se Tim-Brooke Taylor (The Goodies) e os nossos conhecidos John Cleese e Graham Chapman. O Programa contava inicialmente com 13 episódios mas, lastimavelmente, os registos do arquivo da BBC deterioraram-se de tal modo que apenas se conseguiram restaurar 5 completos e mais alguns excertos incompletos de outros. A história está toda aqui.
Seja qual for o rótulo que se lhes queira dar, "início" ou "inspiração", o que é certo é a que as duas séries se complementam. O tipo de humor é muito semelhante, o alinhamento, alguns clichés e, inclusivamente, algumas cenas co-participadas - Eric Idle, por exemplo, entra em duas ou três. Estas afinidades levariam fatalmente aos Monty Python's Flying Circus.
Registam-se já aqui certos momentos premonitoriamente antológicos, como o Four Yorkshiremen, que foi posteriormente recuperado em Live at the Hollywood Bowl ou a hilariante Lição de Dança do Contabilista, revelando um genial Tim-Brooke Taylor que em nada fica atrás dos colegas mais conhecidos. Enfim, tal como recomendei em relação ao anterior, por favor NÃO DEIXEM TAMBÉM DE COMPRAR ESTE!
Falta agora a questão que todos desejam ver respondida: para quando o lançamento em Portugal da colectânea dos episódios dos Monty Python's Flying Circus? Esperemos que seja para breve...