
Wassily Kandinsky, Primeira aguarela abstracta, 1910
Quanto mais abstracta é a forma mais claro é directo é o seu apelo.
Wassily Kandinsky
Teria Kandinsky em 1910 consciência plena do que significava o título que deu a este seu trabalho? Seja como for não foi por acaso que chegou a esta pintura emblemática. Sabia que a fidelidade ao real colidia com a fidelidade aos sentimentos que pretendia expressar. Esta foi, de resto, uma demanda de muitos artistas, sobretudo dos expressionistas, que desembocou nos muitos caminhos de que é feita a Arte Moderna. No caso de Kandinsky, Malevitch, Mondrian, etc. o caminho levou à abstracção total.
Não desdenhando a arte meramente figurativa ou representativa, tenho um particular apreço pela arte abstracta, tendo consciência de que vivo num tempo em que já nos é possível apreciar a arte pela arte. Acho fundamental - até como acto pedagógico e cultural - que se consiga olhar para uma pintura, uma escultura, uma instalação, etc. e dizer pura e simplesmente: gosto ou não gosto. Este tipo de apreciação é produzida não pela consciência plena mas pela sugestão, o que até há menos de 100 anos era conseguido apenas pela Música ou pela Poesia.
Considero, por isso, a arte abstracta uma espécie de maioridade alcançada após um longo caminho iniciado pelos operários da Corporação dos Pintores há um bom par de séculos quando acharam que não valia a pena imitar o Mundo e sim criar cada um o seu próprio mundo: o das emoções.
Não copiem demasiado a Natureza. A Arte é uma abstracção.
Paul Gauguin
A Arte não pode ser nunca uma imitação.
Hans Hofmann
Nunca se colocou nas artes plásticas, na poesia ou na música a questão de representar algo. Colocou-se sim a questão de fazer algo belo, emotivo ou dramático - o que não é a mesma coisa.
Fernand Lèger
O realismo foi abandonado na procura da realidade: o principal objectivo da arte abstracta é precisamente a realidade.
Ben Nicholson
Toda a Arte é abstracção em certo nível.
Henry Moore
Abstrair é isolar a essência de algo. Em Arte abstrair significa separar o essencial daquilo que o rodeia.
Ben Shahn
Não existe Arte abstracta. É preciso partir sempre de alguma coisa. Depois podemos retirar os traços da realidade, o que não constitui problema porque a ideia do objecto já lá deixou a sua marca indelével.
Pablo Picasso
4 comentários
Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.
Manuel Pelourinho
Gostei tanto deste post que me lembraste outro pintor. Amanhã postarei sobre ele. com outro nick, claro.
Sandra Leite
Que saudade deste blog....lindo!
seven
Olá Sandra. Tem andado fugida... ;) Não a temos visto por cá...
Sandra Leite
Vida pós moderna que sacrifica as mulheres em demasia
(discurso mega feminista...rsrsrs) .....mas estava com saudades mesmo!E aproveitando, parabéns ao Blog pelo 3o ano de vida!!! Adoro os posts de vocês e recomendo aos amigos aqui no Brasil. Afinal, bom gosto não se discute!