Procura de imagens - Like.com


 Imagem Like Riya Reconhecimento Facial Medo Conspiracao Já anteriormente aqui tinha falado do Riya, e da sua tecnologia de reconhecimento facial acessível a cada um de nós. No sábado passado assistiu-te a uma mudança na oferta de negócio desta empresa, que, aproveitando a tecnologia que possui, lançou um serviço de identificação de images chamado Like.com.

Like.com é simplesmente um motor de busca para imagens. Nada de novo. A questão de fundo que se coloca quando se procuram imagens, da forma tradicional que os motores de busca nos permitem (Google, Yahoo e afins), é que todos assentam a sua tecnologia de indexação na meta informação, que rodeia as imagens aquando da sua publicação na Web. Essa informação de texto é posteriormente tratada e organizada de uma forma idêntica a qualquer página com informação textual. Como podem imaginar, actualmente, são poucas as pessoas que atribuem bons significados de texto às imagens, o que não ajuda as tecnologias tradicionais a fazerem uma boa classificação da informação. Companhias como o Google, para fazer face a este problema, já possuem mão de obra humana no processo, cuja tarefa passa somente por olhar para imagens e começar a atribuir-lhes tags e meta informação, para que possa ser melhor classificada, da forma tradicional.

Quando olhamos para uma imagem, do ponto de vista tecnológico, deparamo-nos com um problema que é completamente diferente da restante informação web. O cérebro humano analisa a imagem e em função do que "vê", associa contextos que se traduzem num significado para nós, que em última análise, se traduz na linguagem utilizada para a caracterizar.

O que o Like.com se propõe a fazer é algo completamente novo. Além de considerar as pesquisas de texto, analisa a imagem também, e tenta identificar padrões e informações que possam ser utilizadas para criar uma verdadeira "assinatura visual" da imagem. Tal é, nada mais nada menos, do que uma representação matemática dessa imagem, composta por cerca de 10.000 (dez mil) variáveis diferentes. Se na comparação de duas imagens diferentes, um certo numero de variáveis forem idênticas, então, a probabilidade da imagem ser idêntica é grande, e encontramos algo similar.

Vale apena visitar o LIKE.COM e experimentar... após carregarem num objecto da imagem (que diz Likeness Search), experimentem mexer nas variáveis to topo que dizem "Cor, Forma e Padrão"... e vejam a magia a acontecer. Tecnologicamente falando, estamos perante uma tecnologia do mais sofisticado que existe actualmente.


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //obvious magazine