Second Life - Uma Loucura Virtual


 Vida Paralela Virtual Rede Social Networking Criado por Philip Rosedale, o Second Life é um mundo virtual na verdadeira acepção da palavra. Com uma economia própria, locais de interesse público e entretenimento, o utilizador é convidado a criar uma personagem que o representará na interacção com este mundo. Dentro deste mundo virtual, as pessoas são representadas por bonecos a 3 dimensões - como uma personagem num vulgar jogo de consola - num ambiente muito aproximado ao real, com casas, estradas, lojas ou qualquer outro edifício e infra-estrutura que exista na realidade. Os personagens, comandados na primeira pessoa pelo utilizador, têm também associadas a si inúmeras possibilidades, podendo passear, dançar, namorar, comprar, vender, conversar, enfim, toda uma infinidade de acções que, tal como na vida real, podemos estabelecer com os objectos que nos rodeiam no dia-a-dia.

Esta proposta de Rosedale é tão próxima da realidade que actualmente já conquistou cerca de 2 milhões de utilizadores, criando um verdadeiro universo de interacção social. Este, por seu turno, não passou despercebido ao mundo empresarial, que se apressa a criar pontos de presença dentro desta verdadeira loucura virtual. A IBM, criou um edifício oficial da empresa que, actualmente, serve de montra tecnológica aos utilizadores de Second Life que ali vão passando.

 Vida Paralela Virtual Rede Social Networking Second Life Do ponto de vista social e económico, pessoas absolutamente normais que, provavelmente não singraram na vida real, viram no Second Life uma segunda oportunidade para um novo começo, tornando-se empreendedores e alcançando verdadeiras fortunas na economia paralela do jogo. Esta jogadora chinesa, por exemplo, fez fortuna dentro do jogo através de especulação imobiliária. Convertendo a moeda corrente do SL para doláres, pois existe cotação bolsista virtual para este universo, estaríamos a falar de cerca de 1 Milhão de dólares.

Do ponto de vista humano, existem também acontecimentos espantosos. No passado sábado nasceu dentro do Second Life o primeiro bebé Brasileiro... segundo fonte oficial de notícias é menino. Filho de TH Araw e Patricia Ristow, Darrell Araw Ristow nasceu de parto normal pesando 3,400 Kg e medindo 12 cm, segundo informações da mãe. O processo foi demorado, com direito a choro de bebé, presença dos padrinhos e do pai babado fotografando cada instante (fotos abaixo).

 Vida Paralela Virtual Rede Social Networking Second Life  Vida Paralela Virtual Rede Social Networking Second Life

O Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, também esta a explorar o conceito do jogo para fins pedagógicos, no âmbito da interacção com alunos da licenciatura e Mestrado. Carlos Santos refere que a experiência esta a ser muito interessante e enriquecedora. Foi organizado um primeiro encontro virtual dentro do jogo, do qual participaram cerca de 10 pessoas. Inicialmente houve algum tempo para explorar “novas” áreas do Second Life e partilhar experiências de navegação naquele mundo virtual, e posteriormente teve lugar uma conversa/aula com todos os participantes. Poderá seguir mais de perto os primeiros passos da academia portuguesa por este mundo aqui.

E você? Já criou a sua personagem virtual?

 Vida Paralela Virtual Rede Social Networking Second Life


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //obvious magazine