Ken Adam
Talvez este nome não vos diga nada. Provavelmente é porque não ficam no cinema até ao fim, a ver o genérico final, se não vê-lo-iam aparecer em numerosos filmes desde múltiplos James Bond até às obras primas de Kubrick. Sir Ken Adam foi o responsável pela idealização de incontáveis cenários e gadgets do cinema que se tornaram verdadeiros ícones como, por exemplo, a famosa War Room de Dr. Strangelove.
A história da vida de Ken Adam é, no mínimo, agitada. Judeu alemão (o seu nome original era Klaus Adam), mudou-se com a família para a Inglaterra em 1934. Queria ser arquitecto e chegou mesmo a estudar arquitectura na Universidade de Londres. Foi no entanto como desenhador de cenários para o cinema que deu largas à sua vocação. O seu design futurista da sala do reactor nuclear em Dr. No, o primeiro filme da saga 007 granjeou-lhe a primeira popularidade. A partir daqui passou a ser requisitado para diversas colaborações em todo o tipo de filmes. O seu trabalho na magnífica obra de Kubrick Barry Lyndon de que já se falou aqui valeu-lhe um merecido Óscar.
Eis algumas das criações de Ken Adam para a série 007: o cenário de Dr. No;
o interior de Fort Knox em Goldfinger;
as instalações da S.P.E.C.T.R.E. em Thunderball...
... e em You only live twice;
o veículo lunar de Diamonds are forever;
o ambiente visionário de Moonraker.
A mítica nave Enterprise da série Star Trek foi uma das mais famosas criações do designer...
...assim como o bizarro Chitty Chitty Bang Bang...
Por fim alguns desenhos do injustamente olvidado The Ipcress File protagonizado pelo agente secreto Harry Palmer que muitos consideram superior ao próprio Bond.