O grande mestre do retrato


 Arte Fotografia Yousuf Karsh Retrato Personalidades

O fotógrafo Yousuf Karsh foi sem dúvida o grande mestre do retrato. A notoriedade surgiu em grande com uma fotografia de Churchill feita em 1941 quando o estadista inglês visitou o Canadá. Pouco tempo depois a famosa imagem foi capa da revista Life. Mas Karsh não se ficou por aí e fez questão de captar na sua objectiva as grandes personalidades do século XX. Da Política à Cultura, da Ciência ao Espectáculo é difícil imaginar alguém que tivesse ficado de fora...

Picasso, Einstein, Warhol, Frank Lloyd Wright, Hemmingway, Sibelius, Joan Crawford, Bogart, Miró, Nehru, Eisenhower são apenas alguns dos ilustres retratados de uma enorme galeria onde não faltam sequer a rainha Isabel II de Inglaterra ou o Papa. E é tão espantosa a quantidade como a qualidade. Karsh possuía uma sensibilidade enorme e sabia como captar a essência do retratado quer recorrendo à pose, ao ponto de vista ou à incidência da luz. Quase que é possível, sem conhecer a pessoa, adivinhar a sua profissão.

 Arte Fotografia Yousuf Karsh Retrato Personalidades Winston Churchill

 Arte Fotografia Yousuf Karsh Retrato Personalidades Albert Einstein

 Arte Fotografia Yousuf Karsh Retrato Personalidades Ernest Hemmingway

 Arte Fotografia Yousuf Karsh Retrato Personalidades Frank Lloyd Wright

Um bom conjunto de fotografias de Karsh disponível aqui.


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //seven