Cinema em cartaz #1


 Cinema Cartaz Poster Filme Design Publicidade

Antes de Hollywood ter feito do lançamento de qualquer filme um acontecimento mediático à escala global e ter imposto uma imagem de marca padronizada a todos os produtos afins, o cinema dispunha de meios bem mais modestos para se publicitar. Os estúdios não exerciam como agora a ditadura do design promocional e davam alguma liberdade às casas de espectáculo para divulgar os seus filmes. Frequentemente o material que distribuíam juntamente com as cópias era até escasso e obrigava os distribuidores locais a improvisar com base em fotografias e pouco mais, não dispensando a cobrança dos respectivos direitos, obvious.

Hoje, porém, nos conjuntos de dez micro-salas/estúdios de cinema com painéis luminosos, temos bonecos e telas nas paredes de um ridículo foyer comum ao lado das pipocas e da Coca Cola - o hábito mais idiota que importámos dos americanos - e por todo o lado há panfletos com informação dos filmes previstos até ao mês que vem. Entretanto já vimos cem vezes o trailer na televisão, "num cinema perto de si", e recebemos os toques polifónicos no telemóvel.

Muitos se lembrarão certamente das grandes salas de cinema com dez metros de altura e chão em madeira que rangia; do seu foyer generoso com bengaleiro e um bar a sério; da tela gigantesca pintada à mão que, pendurada na fachada, anunciava o filme em exibição; dos três ou quatro cartões junto às bilheteiras que mostravam fotografias captadas durante a rodagem; do cartaz em papelão, vincado e já rasgado de tanto correr o país...

Nesse tempo o cartaz era o meio quase exclusivo de divulgação de um filme. Os artistas gráficos faziam o melhor que podiam e sabiam recorrendo à fotografia, à serigrafia e à sua destreza no desenho. A contenção de meios obrigava a que a concepção do cartaz fosse bastante elaborada e o seu resultado fosse fortemente comunicativo. Era possível e interessante comparar os vários cartazes feitos para o mesmo filme em vários países e até no mesmo país. Vejam-se estes exemplos:

 Cinema Cartaz Poster Filme Design Publicidade  Cinema Cartaz Poster Filme Design Publicidade Taxi driver, de Martin Scorcese, nos EU e na Polónia.

 Cinema Cartaz Poster Filme Design Publicidade  Cinema Cartaz Poster Filme Design Publicidade Chinatown, de Roman Polanski, nos EU e na Alemanha.

 Cinema Cartaz Poster Filme Design Publicidade  Cinema Cartaz Poster Filme Design Publicidade Bullit, de Peter Yates, nos EU e na Itália.

 Cinema Cartaz Poster Filme Design Publicidade  Cinema Cartaz Poster Filme Design Publicidade 2001: Odisseia no espaço, de Stanley Kubrick, nos EU.

 Cinema Cartaz Poster Filme Design Publicidade  Cinema Cartaz Poster Filme Design Publicidade Belle de jour, de Luis Buñuel, em França e nos EU.

 Cinema Cartaz Poster Filme Design Publicidade

 Cinema Cartaz Poster Filme Design Publicidade  Cinema Cartaz Poster Filme Design Publicidade

 Cinema Cartaz Poster Filme Design Publicidade  Cinema Cartaz Poster Filme Design Publicidade Easy rider, de Dennis Hopper, em Itália e no Japão, e Un homme et une femme, de Claude Lelouch, em França, nos EU e no Japão.


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp //seven