Mempile - 1 TeraByte de capacidade


 TeraByte TB Armazenamento Informacao Tecnologia Laser BlueRay HD DVD Actualmente o mercado está inundado com uma grande panóplia de equipamentos que guardam a sua informação num formato digital. Desde os iPods, Máquinas Fotográficas até Gravadores de vídeo, os consumidores tem vindo a assistir gradualmente a um desaparecimento dos formatos analógicos (rolos fotográficos de 35mm, cassetes VHS, Vinil, etc.) em detrimento do formato digital (mp3, mpeg, jpg, etc.), bem mais versátil. Os problemas resultantes desta tendência são vários, mas podemos focar-nos em algumas vertentes importantes. O Volume da informação, a segurança, a flexibilidade do acesso e o preço da solução global.

Dentro destas preocupações, os fabricantes à volta do globo têm tentado encontrar soluções que permitam chegar a um bom compromisso, recorrendo naturalmente à evolução técnológiaca mas também, por vezes, a muita imaginação e criatividade. Por mais anos que viva na área tecnológica, é impossível, ano após ano, não ficar espantado com a abordagem do mercado, com as soluções que vão sendo encontradas e, invariavelmente, com a capacidade de armazenamento que estas novas soluções apresentam quando comparadas com abordagens de há 2-3 anos.

Não vou aprofundar o tema da capacidade de armazenamento de informação e os seus problemas inerentes mas, prometo que o farei no médio prazo, até porque actualmente está a verificar-se uma nova mudança de paradigma de armazenamento. Através das tecnologias e serviços WEB conjugados com as capacidades de acesso cada vez mais rápidas (ADSL e outras tecnologias de banda larga), poderá surgir a qualquer momento um produto diferenciador que se posicione a resolver o problema como um todo.

Até lá, a Mempile anunciou ontem através de uma press relase no seu site, o lançamento de uma tecnologia que permitirá chegarmos a um número mágico: 1 TeraByte, ou 1000 GigaBytes num único disco. O produto sairá em 2010 mas foi já feita uma demonstração onde foram gravados cerca de 500 GigaBytes efectivos, deixando os participantes impressionados.

O facto de ser possível ter esta capacidade num único disco, para já, responde ao problema do volume e flexibilidade, ficando por saber como será com a segurança e longevidade da informação, bem como, o preço que esta terá. De qualquer forma, não resisto em dizer mais uma vez: é impressionante.

Press Release - Mempile


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //obvious magazine