Na estrada com o rally de Portugal #3


 Motores Rally Portugal Corridas Automoveis WRC

Não era em vão que suportávamos tantas privações; éramos recompensados com o espectáculo proporcionado pelos melhores pilotos do mundo ao volante das suas máquinas. Não é possível esquecer a passagem do Lancia Integrale de Miki Biasion numa classificativa de terra deixando atrás de si um sulco e uma nuvem de poeira nem o ruído surdo dos potentes Audi Quattro S1 de Hannu Mikola e Michelle Mouton. No asfalto os Lancia Delta S4 dominavam e arrebatavam o público com acelerações e travagens brutais, discos dos travões ao rubro. E que dizer da condução alucinante de Ari Vatanen e dos seus voos rasantes em cada lomba da estrada?

 Motores Rally Portugal Corridas Automoveis WRC

Vivi momentos de grande emoção no rally. Vi os duelos entre os eternos Markku Alen e Hannu Mikola; vi a recuperação impossível de Alen - a famosa marcha-atrás em 3 rodas no troço da Peninha - perante o seu incrédulo compatriota; vi o despiste do Ford Rs 200 de Joaquim Santos na Lagoa Azul; segui os tempos impossíveis de Armin Schwarz num Toyota Celica; testemunhei o domínio avassalador de Biasion e da esquadra Lancia Martini durante vários anos consecutivos; assisti à ascensão de Carlos Sainz e ao seu triunfo sobre esta e sobre os pilotos finlandeses.

Tirámos dezenas, centenas de fotografias tentando registar para a posteridade os protagonistas - carros e pilotos - de todo aquele espectáculo. Algum tempo depois da prova acabar juntávamos-nos a um serão qualquer para ver os diapositivos todos. Comparávamos, comentávamos, ríamos e bebíamos uns canecos. Depois, um a um, ano após ano, fomos perdendo o interesse e preferindo os resumos da televisão. Guardámos as imagens, mas elas não conseguirão nunca retratar toda a emoção que era acompanhar o melhor rally do mundo...


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/motores// @obvious, @obvioushp //seven