Breve História Ilustrada da Humanidade

Publicado em bd / hq por bjr em 11 abr 2007 | 125 comentários

 Breve Historia Humanidade Humor Imagem
Por maior que seja o esforço em contar a história da humanidade, esta é tão extensa, complexa e recheada de detalhes que torna esta tarefa quase impossível. A proposta que aqui fica é a de contar essa história com imagens.

Para mim, a viagem ao longo do tempo foi tremendamente interessante por dois motivos:
- Nunca encontrei um resumo tão bom
- Julgo ser capaz de identificar quatro tendências que se repetem ciclicamente ao longo do tempo: Guerra, Mulheres, Sexo e Intrigas.

Será dos meus olhos?

 obvious Breve Historia Humanidade Humor Imagem

partilhe este artigo

artigos relacionados

125 comentários

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

valeu Michelle muito bem dito,nós não vivemos sem vocês e vocês não vivem sem ajente.
Se não existise mulher nem homem não averia humanidade.
E a proposito adoréi os desenhos conta bém a historia do homem.
Um abraço thau.

Matheus em 28 de dezembro de 2007

É uma pena ser verdade que sejamos capazes de tanta selvageria por meros 30 ou 40 segundos de gozo! Que animal terrivel é o homem por isso será extinto.

benjamin abras em 10 de janeiro de 2008

Eu gostei, gosto de arte, principalmente achando que sempre teve sacanagem na historia dos povos da terra
rererereree

Jeam em 16 de fevereiro de 2008

Está nos genes, Jeam, está nos genes... ;)

Author Profile Page seven em 16 de fevereiro de 2008

Nossaaa, que exercício de história - e vestimentas! A gente tem que olhar devagar e com calma. O artista focou no erotismo por princípio, mas em certos trechos a força da História parece que prevaleceu. Aliás, acho que "no início dos tempos" havia muito mais erotismo, desprendido de amarras como é hoje.
Muito, muito bom! ;)

Mod em 21 de fevereiro de 2008

Acho que não tem nada a ver essas cenas ou fotos,acredito que tinha posturas diferentes.iso que fizeram é uma tremenda pesteira....só pode ser um doente,ou simplimente um psicopata!!!!!!!

aparecida ramos em 18 de abril de 2008

Olha, Aparecida, se é besteira eu não tenho completa certeza, mas que faz a gente pensar sobre como foi a evolução de nossa sexualidade, ah, isso faz, sim. E a contribuição do Manara pode ter seu mérito justamente (ou somente) por isso.
Quanto ao fato de fazer desenhos eróticos ser algum tipo de psicopatia... bem, eu faço e te garanto que não o sou (a diferença é que o Manara RECEBE dinheiro pra isso...). <: )))

Mod em 18 de abril de 2008

Eis o que se poderia chamar de olhar antropológico sobre a História - o corpo, a sexualidade, a agressividade humana , o quotidiano, a grupalidade, as relações de poder , as mentalidades... Essa espuma dos dias que passam , fazendo diferentes os homens e as culturas ...

Icléa em 20 de abril de 2008

eu acho que essas imagens não poden seren isibidas porque muitas criaças para fazer trabalhos escolares...

scarlett Pereira em 27 de abril de 2008

Acredito, Senhora Scarlett, que aqui É o lugar, sim, de essas imagens e textos serem exibidos. É da natureza e da proposta do sítio tratar desses assuntos . Eu, da minha parte, o venho recomendando a alunos de minha universidade. Aqui NÃO É lugar para crianças escarafuncharem meterial para a escola fundamental ! Criança que não tenha em casa o adulto atento para orientar e, eventualmente, coibir/censurar, poderá ser um alvo fácil de outros perigos do computador doméstico, como as teias de um pedófilo –para citar só um -- , sem dúvida um perigo real . A senhora não concorda, dona Scarlett???

Icléa em 27 de abril de 2008

VOCÊS SABIAM QUE CRIANÇAS PODEM VISITAR ESTE SITE?

ANDRÉIA em 30 de abril de 2008

Andréia, crianças que sabem usar um computador podem entrar em sites muito "piores"; já que o fato insofismável é esse, o que deveria ser feito? Conteúdo dos sites apenas com ovelhinhas pastando em campos pra gente contar?...
Óbvio que uma orientação prévia dos pequenos, maior presença dos pais, na medida do possível, e controle de acessos são as ferramentas adequadas para o caso.
Agora, que as crianças hoje têm mais acesso a esse tipo de informação sexualizada, ah, isso têm; e é um caminho sem volta. No que vai dar... não sabemos; mas podemos sinalizar o caminho pra elas.

Mod em 30 de abril de 2008

Sensacional!
Originalíssimo e fora do lugar comum...
Por isso, apesar de "obvious", ninguém tinha feito antes!

Sérgio Salomão em 23 de maio de 2008

Obvious, ma frende... ;)

Author Profile Page seven em 23 de maio de 2008

Existem muitos elementos da história nos quadrinhos (violência, poder, sexo etc).
O mal dessa história é que a mulher não faz nada, só é trepada.
Machista prá chuchu!
E os quadrinhos, depois de um certo tempo, cansam: se a História é repetitiva os quadrinhos não precisam ser.

Luiz Dudu Azevedo em 29 de maio de 2008

Os desenhos estão ótimos. A linguagem sequencial está excelente, vemos a fluidez e o movimento indicando a instabilidade das eras! Não vou perder tempo discutindo sobre os preconceitos que algumas pessoas expuseram. Contudo, gostaria de salientar que há uma situação de homossexualismo sim. Observem o filósofo grego na sexta tira de desenhos. O grego está masturbando um jovem do mesmo sexo. Prática comum na Grécia antiga, onde o homossexualismo era visto de outra forma e normalmente os pensadores, políticos ou generais costumavam possuir um amante do mesmo sexo. Até mesmo Zeus, segundo a mitologia, se apaixonara por um homem chamado Ganimedes.

Anselmo em 7 de junho de 2008

Gostaria muito de postar um comentário ...mais já foi dito..
tudo ,elogiado e criticado (infelizmente )tem gente que.. fala..demais
e age de menos...muito bom a historia com desenhos pois colocamos cada quadro com sua época...muito bom mesmo..parabens.

geralinhares em 9 de junho de 2008

Definitivamente a história é isso. Sem tirar nem colocar nada, pois levando em consideração q desde que o mundo é mundo a humanidade passa pelas mesmas situações (política, guerra, sexo e religião), estamos muito bem representados por essas figuras.
Amei.
beijos

Sentimental em 11 de junho de 2008

Não é interessante a multiplicidade de comentários que um desenho desses gera? Posso estar muito enganado nos meus comentários (acho que esse é o terceiro nesse post); pode ser somente que o Manara seja meio "tarado" mesmo e goste de representar ad infinitum cenas de sexo; pode ser que não conheçamos História suficiente para dizer "é exatamente assim ou assado"; mas que é um belo desenho - no sentido de estética, detalhes, idéia e de capacidade de geração de inquietação e pensamentos - ah, isso é. E ponto final (?).
Parabéns, Milo Manara.

Mod em 12 de junho de 2008

Muito bonitinho e machista, logo, velho, ultrapassado.

Luiz Dudu Azevedo em 13 de junho de 2008

ACHEI INTERESSANTE, CONTINUEM ASSIM, A HISTORIA OU ESTORIA DEVEM SEREM
CONTADAS DESTA MANEIRA, COM MUITO HUMOR, PARABENS.

Aristides Esau, 12/06/2008

Aristides Esau dos Santos Filho em 13 de junho de 2008

Violência, sexo para deleite do homem, subjugação e passividade da mulher, pedofilia, violência, luxo, sexo, violência... a humana nunca prestou?

Maria Alice em 19 de junho de 2008

o homem com certeza evoluiu, mas é uma pena que ele tenha se perdido totalmente e perdido a modestia e o respeito...poderia tentar mudar para melhor...

gabriela em 17 de julho de 2008

Cara, Retrata bem a animalidade do homem, que desde das epoca das cavernas continua o mesmo, só que de modos diferentes na evolução da sociedade.
Acho que esse figura ilustra bem uma coisa, que homem é um primata um pouco evoluido, por mais que alguns evoluam outros continuam agindo como primatas, e só faltou uma cena nessa sequencia da evolução, que é a nossa realidade atual que mostraria uma juventude que só se preocupa com baladinhas, beber e fumar, e as consequencias disso, como violencia, acidentes de transito e por ai vai. Ao inves de se preocupar em quem vão votar. E no futuro ficaram chorando pq os seus filhos são acometido a violencias e outros infortunios que vivemos na nossa sociedade atual.... mas acho que esse tema mereceria um outra figura nesse estilo.
Espero ter contribuido com a criativiade do artista dessa pagina que não é pouca.

Leo Ribeiro em 1 de agosto de 2008

História ou estória muito bem elaborada da evolução humana... sexo, amor, traição, poder, prostituição, pedofilia, homossexualismo, entre outros, coisas que estiveram presentes na história e que continuam presentes na atualidade.
A princípio impactante porém nada extraordinário, afinal é bem a realidade humana!

Joyce em 1 de setembro de 2008

Eu só consigo ver duas coisas: vida ou morte.
Ou o homem (o referencial?) está fazendo amor, ou está matando.
São as duas polaridades existenciais, né?

Wener Marq em 5 de setembro de 2008

não gosto como as mulhres estão aqui representadas.
nós não somos objectos.Tem homens que ainda achan que nós somos objetos só para o prazer mas não é valso.
nós temos direitos

Morgana em 10 de outubro de 2008

Estava a procurar algo sobre a História das mentalidades, e deparei-me com a história do corpo, que se repete na História das Mentalidades. Bem feito.
Para ensino a estética evidenciaria uma moral que acoberta falar do real do humano.Porém a estética humana esconde as sensações e sentimentos que erolam-se nos capítulos da estória que apresentas. Os indicadores são fixos: a guerra, a mulher como corpo objeto, a intriga etc. exposta como arte gráfica bem detalhada.E não devemos retrucar, pois em uma pesquisa mais avançada as pinturas de diversos pintores denunciam esta mesma história do corpo e dos homens.
Aliás , já está a faltar a 24 banda de desenho, onde se impõe a atual virtualidade!? como ficas nesta questão?

T em 21 de outubro de 2008

Questionamos a sociedade do preconceito, da desigualdade, da miséria, da guerra, do machismo no entanto, só questionamos, pois se utiliza esses conceitos que mais parecem ideologias de forma subliminar numa "divertida" maneira de se contar a história e isso é entendido ou "perdoado". E nossa história, ou seja nossa sociedade continua desigual, machista e um monte de "ista" que nunca contribui para alteridade ao contrário perpetua não só essa visual machista de como a história é vista, lida e passada mas ratifica cada vez a prática dos indíviduos individualista e parciais na sociedade. Acho sim que precisamos de outras maneiras de contar nossa história e a história da humanidade porém acho também que aqui tanta criatividade deveria servir para inovar a maneira de se ler a história, essa maneira de sexo/mulher, guerra e poder está por demais demasiada, batida, sem graça e fora de contexto.

dani em 13 de novembro de 2008

olha, eu acho que por mim nao deveria mostrar isso, essa página deveria ser bloquiada. Apesares das maioria das crianças ja saberem o que é ..
mais é errado. afinal as primeiras senas sao fortes para crianças de 4º série, minha sobrinha estava pesquisando, "história" e achou isso, e foi me perguntar.. mais você acha que isso é certo ? ela é apenas uma criança..

Marcela em 16 de dezembro de 2008

Minha nossa. . . PQP. . .
Se estes desenhos não fossem machistas e sanguinários não estariam representando a nossa realidade.

Firmino em 31 de dezembro de 2008

muito legal

daniel em 15 de janeiro de 2009

O sexo, sempre a desgraça do homem.

Everton em 30 de janeiro de 2009

Everton... vai fazer o que? :)

Author Profile Page bjr em 31 de janeiro de 2009

Marcela, se sua sobrinha acessa normalmente a internet, ela VAI topar com imagens e informações até mais inadequadas para a sua idade... De novo, é o caso de ajustar os filtros dos browsers que ela usar (se isso for possível todo o tempo; particularmente eu acho um trabalho impossível...) sendo o mais importante orientá-la quando ela se deparar com esse tipo de informação (tipo: o desenho do Manara não é um retrato exato da História, mas antes um exercício artístico opinativo e estético - se vire para explicar o "opinativo" e o "estético"...). ; )

Mod em 17 de fevereiro de 2009

a verdade tem que ser dita,e essa é verdade.
mais que historia hem...

sergiodaniel em 17 de fevereiro de 2009

muito bem espricado vale!!!

senhor X em 29 de março de 2009

O que é a história? É o trabalhar para elucidar progressivamente o mistério da morte e vencê-la um dia." (Boris Leonidovich Pasternak) com essa frase resumo tudo o q tantos outros já falaram sobre isso.vejo q os antigos preconceitos ainda estão acesos nas almas putridas do povo brasileiro q ainda chora para evoluir para além doas grades do conservardorismo

leonardo em 6 de abril de 2009

gostei muito....

elaine em 28 de maio de 2009

isso é muito bacana!!!

dienifer em 9 de junho de 2009

eu ñ gostei por que é feio é ñ da pra entende

isabelle em 9 de junho de 2009

Muito bom! Realidade, e que havia muita sacanagem é fato! (Não, não falo só de sexo... a parte mais cruel mesmo. Se não tivesse sexo não teria humanidade - ao menos eu sei que não sou filha de chocadeira).

Karin em 14 de junho de 2009

pois é como estudante de historia gostei mutio dos desenhos, eles nem precisam se textos falam por si só!
como cristão protestante, pessoa de bem e tio preocupado c/ os sobrinhos q podem acessar esse conteudo, siceramente, continuo gostando e apoiando, pois ja vi coisas bem piores em outros sites, televisão, revistas, jornais, e outros que as nossas cianças tem acesso hoje em dia!!!
e o que é relatado nestes desenhos é a mais pura verdade e realidade sobre o homem, ao longo de sua historia, somos verdadeiros anomais principalmente se tratando de sexo, e essa é uma foram bem interessante de relatar esses fatos uma vez q são poucos os q se dedicam a leitura...
sem mais delongos, continuem ensinando e contando nossa historia seja c/ figuras, palavras ou outros o importante é não deixar de relata-la, esquece-la, esnoba-la..

timotheo em 2 de julho de 2009

BANDO DE PUTO

Donu da Favela kopas em 2 de julho de 2009

adorei demais eu queria filme assi deve ser e bom assisti seila e engraçado!!!

fabio em 3 de julho de 2009

O que dizer... É simplesmente brilhante, tão condizente com a verdade quanto possível.

Daniel Gama em 10 de julho de 2009

Muito interessante e exitante. A sequencia tem coerencia e representa exatamente o sistema de vida ao longo dos tempos.

Rosenir Noleto em 4 de agosto de 2009

É bonito e poético sim.
É interessante ver como a maioria das mulheres que postaram comentários se sentiram mal ao ver os desenhos do Milo Manara (diga-se de passagem, literatura erótica da melhor qualidade)... mas, o fato é que realmente a humanidade se fez de sangue e sexo e, vítimas ou não, as mulheres vêm há séculos vivendo em função de uma coisa: ter e manter seu homem.

Anna em 22 de agosto de 2009

Não por "culpa" direta delas, Anna; o fato dos homens serem mais fortes fisicamente do que as mulheres, de terem esse poder (talvez o único em relação à elas), induz a esse tipo de comportamento feminino não beligerante, apaziguador e sumamente voltado à sobrevivência.

Mod em 22 de agosto de 2009

Nossa!

Perfeito!

Mulheres, sempre colocando os homens a se meterem em confusão....

O homem deseja poder para chamar atenção das mulheres

O homem deseja dinheiro para chamar atenção das mulheres

O homem deseja ser bonito para chamar atenção das mulheres

O homem deseja ser forte para chamar atenção das mulheres

O homem deseja mulher para chamar atenção das mulheres
...

WqS em 15 de setembro de 2009

eu gosto de arte, eu gosto de historia essas artes são mavilhosas eu quro saber mais um pouco de historia,e o que eu li muita gente quer saber mais de hitoria
eu quero aprender muito mais

stephanie em 16 de outubro de 2009

isso divia ter sexo muito xexo

macaca em 12 de novembro de 2009

Hahahahahahahahahahaha , GAMEI :B

Gostosinha em 23 de novembro de 2009

Muito boa essa linha do tempo! Bastante precisa em termos de figurino, e acertadíssima quanto aos grandes acontecimentos da História, em suas mais variadas "Idades".
Agora, li todos os comentários anteriores... Infames as pessoas que se ofenderam com estes desenhozinhos... Mais inconvenientes são aquelas que se passam por falsas moralistas, dizendo que isto não deveria estar em um site que pessoas de qualquer idade podem acessar. Ora, se você deu educação e orientação aos seus filhos, não deveria temer que eles procurassem por coisas "deste tipo", não é? Muitos pais de hoje em dia não têm autoridade (ou não estão nem aí na educação de seus filhos, criando verdadeiros "marginais-mirins"), e depois vêm colocar a culpa na Internet ou em sites específicos... Lamentável...

Paulo Paulada em 2 de dezembro de 2009

.

.

E tudo continua como antes. Muito lero, lero.
Porrada à beça e sexo a dar com pau.

http://palhacopoeta.blogspot.com


.

silvioafonso em 2 de dezembro de 2009

Muito bom... mas ainda não acabou! Tem muita história pra continuar essa tira...

Dona Madame em 2 de dezembro de 2009

Só muda as armas, vestimentas e posturas. O básico da humanidade continua.

Jods em 7 de dezembro de 2009

Não tem em versão grande este desenho? Achei fantástico, mas muito pequenininho... E quem é o autor?

Cesar em 9 de dezembro de 2009

.

.

César, você precisa se conter. É claro que os
guerreiros são valentes e dispostos fisicamente,
mas o que chama a atenção e eriça os desejos
do amigo são as lindas e maravilhosas donzelas
com os seus pares de pernas dando arrepios e
levantando os pêlos, quaisquer que sejam eles...

http://palhacopoeta.blogspot.com

.

silvioafonso em 9 de dezembro de 2009

O final poderia ser mais otimista. Mesmo assim é um trabalho muito, muito Legal!!!!

Sérgio em 9 de dezembro de 2009

Silvioafonso, você precisa se cuidar, você está projetando demais nos outros os teus... Bom, deixa pra lá.

Eu estava falando que o desenho todo é pequenininho, e você só conseguiu pensar nos dotes dos rapazes...

De qualquer forma, parece que o desenho é do Milo Manara, um italiano cuja arte eu admiro bastante, principalmente de livros como o Kama Sutra de Manara, e a especialidade dele parece que é (não vai se ofender, silvioafonso) desenhar a mulher nua e erótica.

No dia que eu começar a desenhar, quero desenhar como o Manara...

Cesar em 10 de dezembro de 2009

Sérgio, não há um "final". A história da raça humana continua. Para quem quiser ver mais do traço do Milo Manara:

http://ebooksgratis.com.br/tag/milo-manara/

César em 10 de dezembro de 2009

.

.

Foi um elogio e nada mais, e como diria o
palhaço poeta, entre o ler e o entender vai uma
larga distância.

silvioafonso.


.

silvioafonso em 11 de dezembro de 2009

Muito, muito interessante!

Talvez as pessoas se choquem, mas esse é o homem: sexo e poder.

Ótimo post!!

Aline em 13 de dezembro de 2009

acho que é muito legal esses quadros e tem muito goso é reamente uma delícia hehehe tenho 19 anos

rafael silva em 17 de dezembro de 2009

Um aspecto que acho que ninguem percebeu (ou se percebeu não comentou) é que o desenho não retrata a história do mundo, mas apenas a história que estudamos na escola, ou seja: história do mediterrâneo. Se observarmos, vemos que nos ultimos quadros começam a aparecer samurais, hindus, africanos, etc. E eles vieram de onde? Cada um teve seu desenvolvimento individual para chegar onde chegaram, e tiveram um desenvolvimento muito maior que os europeus pela maior parte da história, pois somente nesses ultimos 500-400 anos (com o advento do capitalismo) a europa se detacou, de fato, como potência. Antes disso os europeus estavam sempre a correr atras dos asiáticos, tentando desenvolver uma tecnologia tão refinada quanto a deles (a propósito, estou no Brasil, não sei como é o ensino de história em Portugal, por isso os portugueses, que pelo que vi são muitos nesse site, talvez não entendam o que quero dizer por "história que estudamos na escola". Talvez lá o estudo de história seja mais abrangente).

E reclamar do sexo nos desenhos é, ao meu ver, desnecessário; hipócrita, talvez. História é história, algo objetivo, e não uma opinião. Se a história foi assim, que podemos fazer? Fingir que Dom Pedro I gritou "independência ou morte" e fez o império português temer brigar com suas armas de fogo contra os paus e pedras da colônia brasileira não vai mudar o fato de que a independência foi uma ação política e aconteceu por meio de contratos. Ensinar a estória, porque a história é muito feia, só dificulta, pois depois o aluno é obrigado a reaprender tudo, e já não sabe mais distinguir a opinião do fato. O historiador, professor e aluno de história devem ser circunspectos e objetivos.

De resto, achei muito bom o desenho. Descreve bem, do ponto de vista masculino (do feminino é bem incompleto e superficial), a história do mediterrâneo (com pinceladas norte-americanas na parte do "velho-oeste").

Em relação a alguns tarados nos comentários aí em cima, vocês podem conseguir figuras maiores e mais explicitas em outros sites e outros lugares. Não acham que vasculhar livros de história para achar figuras eróticas é um tanto quanto humilhante?

A propósito, tenho 19 anos também... não entendi muito bem essse comentário...

Avoado em 18 de dezembro de 2009

.

.

Historiadores publicam suas pesquisas e através
de quadros, inteligentes, descrevem a história
da civilização que, não necessariamente, teriam
vivido. As gravuras descrevem de cada
continente um período da história. Trogloditas,
gladiadores, samurais, soldados e guerrilheiros
lutando por uma sociedade igual, tendo como
pano de fundo; o sexo. Não tem o que discutir,
já que ele é a válvula que sustenta a vida.
Quanto a maneira de usa-lo não interessa, pois
a espécie humana, nele, se perpetua. Homens
e mulheres, fortes e fracos compõem este
cenário dando margem a intriga e a reflexão.

silvioafonso.


.

silvioafonso em 19 de dezembro de 2009

.

.

Você é muito engraçada. Só gosta de homem
que tenha pegada e por isso se joga de costas
puxando para sobre o seu corpo o cara que
abre o arquivo de macho cafajeste e faz de
você a mulher resolvida que é. A mulher gosta,
nem todas é claro, só as normais. De olhar o
homem de baixo para cima. Gosta do sentir-se
"protegida", tomada, possuída e depois nega
esta condição. Eu não admito que pensem que
a mulher seja inferior, até pelo contrário. A
mulher é muito superior ao homem, mas finge
que não é.

http://palhacopoeta.blogspot.com

.

silvioafonso em 21 de dezembro de 2009

Dizer que o Homem é o único e exclusivo responsável pela selvageria do mundo é uma afirmação generlizande e ignorante. Quem dá a luz e cria os homens? A MULHER.
Nossa civilização necessita passar por uma revolução, mas não externa, pois estas não levam a nada: só às mortes e destruição. A revolução necessita ser realizada internamente, nas mentes e corações dos Seres Humanos.
Certamente os instistos mais baixos do ser humano provocam catástrofes como guerras e destruição. Se medidos, temperados e educados, estes instistos fazem parte de nossa natureza, mas não nos dominam e sim são nossos servos.

Irmão A .º. em 25 de dezembro de 2009

E agora que já tudo foi dito,questionado,espiolhado,exorcizadas as imagens,as mulheres usadas,abusadas e utilizadas, o sexo despido, comentado e ultrajado,as crianças tapadas e os pais contentes,só resta o malvado dos malvados, o
culpado de todos os actos, passados e vindouros,o Homem. Então,queime-se o homem,
apague-se da história e acabe-se de vez com o
famigerado. E agora? O que fica? Parabens Milo
Manara por esta magnífica lição ilustrada da His-
tória.Obrigado porque estou sempre a aprender.
G.Birth

G.Birth em 28 de dezembro de 2009

It's Evolution, Baby!

Rhee Charles Santos em 28 de dezembro de 2009

sinto falta dos homossexuais da história da humanidade. na antiguidade era muito comum estas práticas.

ricardo alvarenga em 28 de dezembro de 2009

Impressionante essa caricatura!!!
Expõe muito bem a realidade humana mostrando perfeitamente a incapacidade de controlar a sua irracionalidade diante de tamanha força do seus interesses e desejos. Assim é a raça humana.

Parabéns pela visão!!!

Wellington R Souza - São Luís/Maranhão em 1 de janeiro de 2010

Duvido que no geral a evolução humana tenha sido assim mas grande maioria é mt verdade o que aí está.

Hugo em 4 de janeiro de 2010

Deveriam ter incluídoos homosexuais nessa historinha. Eles não são do século XXI!

Higor Zantos em 8 de janeiro de 2010

este site e fixe mas

catia em 9 de janeiro de 2010

Sexo e violencia.... está em tudo. Desde o princípio... da historia.

É so "ler" a natureza, os grandes classicos, os mitos, a Biblia, a televisão, conversar com as pessoas, etc e tal. Desenhos lindos, bela síntese. E as mulheres sempre tomando - literalmente e conotativamente - no cú, mais do que ninguém, se for negra e pobre, piorou!!!!

Marcio Ramos em 9 de janeiro de 2010

é só pinanso

Joana em 15 de janeiro de 2010

Sim basicamente a Humanidade resume-se a isso. Acrescentando só a violência (já que guerra e violência nem sempre são a mesma coisa).

http://cronicasobscuras.blogspot.com

Vitor Frazão em 18 de janeiro de 2010

Sei que às vezes é duro avaliar a mentalidade humana, quanto a diversos assuntos. Porém, é possível sermos construtivos quando nos deparamos com manifestações artíticas. Esta tirinha sequenciada relatando um breve momento entre as passagens de feitos históricos, dão um vislumbre resumido, de como o ser humano foi evoluindo ao passar dos séculos e tempos descritivos. Pude perceber o quanto de genialidade houve no artista e no autor que destrinchou a matéria. Colocou quatro absolutas certezas de como evidenciar o momento simbólico do ser humano onde ele viveu e vive. São quatro tendências óbvias da natureza humana. Não ouso julgar outros critérios, pois foi bem distinta a abordagem no documentário. Todavia, hoveram tensões através de alguns comentários. Aí sim, julgo haver parcialidade no avaliar. Tensão não ajuda a melhorar os fatos pelos brios e, sim, ocorre o contrário. A maneira de ver um épico, quer lendo ou visualizando traz à tona fatos inerráveis pelo critério descritivo-avaliativo não incriminatório. O que o autor fez foi apenas narrar o que realmente acontece na REALIDADE dos fatos épicos. Também poderia ser uma odisséia. Agora, por obrigação o recomendável não é se calar, muito pelo contrário, já que se trata de uma manifestação e como reagimos às manisfestações, sendo elas artísticas ou não.

Michael Freeman em 21 de janeiro de 2010

.

.

Todavia, "hoveram" tensões. Cuidado para não
entrar numa "freea", pois é premente a fuga das
semivogais.

silvioafonso.

.

silvioafonso em 22 de janeiro de 2010

Muito bem notado Silvio Afonso, procurei as possíveis evidências em falhas datilográficas e as corrigi, para que a ortografia soasse plena, eliminando assim o caractere estranho do ninho. Abraços amigo atento.

"Sei que às vezes é duro avaliar a mentalidade humana, quanto a diversos assuntos. Porém, é possível sermos construtivos quando nos deparamos com manifestações artíticas. Esta tirinha sequenciada relatando um breve momento entre as passagens de feitos históricos, dão um vislumbre resumido, de como o ser humano foi evoluindo ao passar dos séculos e tempos descritivos. Pude perceber o quanto de genialidade houve no artista e no autor que destrinchou a matéria. Colocou quatro absolutas certezas de como evidenciar o momento simbólico do ser humano onde ele viveu e vive. São quatro tendências óbvias da natureza humana. Não ouso julgar outros critérios, pois foi bem distinta a abordagem no documentário. Todavia, (houveram) tensões através de alguns comentários. Aí sim, julgo haver parcialidade no avaliar. Tensão não ajuda a melhorar os fatos pelos brios e, sim, ocorre o contrário. A maneira de ver um épico, quer lendo ou visualizando traz à tona fatos inerráveis pelo critério descritivo-avaliativo não incriminatório. O que o autor fez foi apenas narrar o que realmente acontece na REALIDADE dos fatos épicos. Também poderia ser uma odisséia. Agora, por obrigação o recomendável não é se calar, muito pelo contrário, já que se trata de uma manifestação e como reagimos às manisfestações, sendo elas artísticas ou não."

Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2007/04/breve_historia_1.html#ixzz0deyXdbKg

Michael Freeman em 25 de janeiro de 2010

.

.

"Tô" morrendo de vergonha...


silvioafonso


.

silvioafonso em 26 de janeiro de 2010

Fique tranquilo Silvio Afonso. Qualquer coisa é só me chamar. Abraços!

Michael Freeman em 26 de janeiro de 2010

eu achei sensacional, no sentido antropofágico, foi sintetizado a história do erotismo na humanidade

hymcaro em 29 de janeiro de 2010

.

.

Hyncaro, você quis dizer; comer gente
literalmente, pois não?

silvioafonso.

.

silvioafonso em 29 de janeiro de 2010

gostei das histórias,mas podia ter 1s +comteporâneas!

gilmar em 5 de fevereiro de 2010

Manara nos da uma bela lição de história da evolução do ser humano, sexo, violencia, poder, dominação é simplesmente isso que nos move,
e aos babacas de plantão que pensam que isto é exagero saibam que ainda estamos evoluindo, coisas bem piores ainda virão, acordem pra realidade a história continua !!!!

MadMones em 9 de fevereiro de 2010

Conteúdo à parte, como fã incondicional de banda desenhada, sugiro a todos os que comentaram que façam uma incursão na obra do Manara, bem interessante fundamentalmente pelo universo fantasioso cheio de erotismo mas não só.

A sugestão é também para a Dona Andréia. Para si em particular sugiro o "Perfume do Invisível". E descanse, supervisione e acompanhe bem os seus filhos (ou netos) que nada de mau lhes acontecerá.

MRC

Mário Rui da Costa em 9 de fevereiro de 2010

É só acompanhar a história oficial que ela é recheada de guerras, carnificina, traições e todo o tipo de torpezas. O tempo amaina tudo. Vilões viram heróis. E sempre sobrava isso para as mulheres. Hoje ainda temos canais de defesa, antes ....... esquece. Não dá para ter visão moralista atual para mundos que se foram. A ilustração dentro do que propõe o desenhista está certa. E o cara desenha muito !!

manoel em 20 de fevereiro de 2010

Faltou mostrar que entre a selvageria pura e o total domínio dos sentidos sobre a existência humana, há um ponto de suspensão, totalmente paradoxal, que é a busca pelo sublime, expresso, por exemplo, na realização estética...

Luiz Fernando Santos em 25 de fevereiro de 2010

Sexo ou estupro?

Carina em 26 de fevereiro de 2010

A mulher nessa tal história ilustrada só é estuprada, faz sexo e tem filhos. Mesmo as rainhas estão peladas. Ridículo isso aí.
Esqueceram que existiram mulheres guerreiras (candaces, icamiabás etc), intelectuais (Hipátia, Cleopatra - sim, ela era) etc. Isso pra mim não é história, é o relato de quem venceu a guerra, portanto, tendencioso.

Carina em 26 de fevereiro de 2010

Esqueceu tb de mostrar que foram as mulheres que iniciaram a agricultura. Enfim, ele não quis nos ensinar nada, só expor o seu machismo travestido de história (sim, a história foi e é machista, mas as mulheres tb tiveram os seus créditos, que ele não mostrou).

Carina em 26 de fevereiro de 2010

Ridículo é ver que um monte de pessoas supostamente cultas, ninguém foi capaz de reconhecer o trabalho do fantástico desenhista MILO MANARA.

Sério, em que planeta vocês vivem?

Victor Hugo em 26 de fevereiro de 2010

Ridículo é ver que um monte de pessoas supostamente cultas, ninguém foi capaz de reconhecer o trabalho do fantástico desenhista MILO MANARA.

Sério, em que planeta vocês vivem?

Victor Hugo em 26 de fevereiro de 2010

.

Quanta mágoa. Quanta tristeza. Tem
gente que nasce mulher (ou nasce homem)
e ao se dar por isso, desanda a falar
bobagem. Seria muito melhor estudar e
trabalhar para fazer coro a tantas Cleópatras,
não importando se a primeira ou a última,
assim como arregaçar as mangas, entrar em
campo e com as outras que cuidam da terra,
semear o grão do conhecimento e da
sabedoria, em busca da sombra do seu
trabalho.

silvioafonso.


.

silvioafonso em 1 de março de 2010

Ah, desculpe. Esqueci. Apenas os homens podem ser críticos. As mulheres não podem contestar algo que desagrade a nossa condição feminina e a nossa dignidade. Temos que ficar quietas. Temos que abaixar a cabeça. Não podemos ter sentimentos, reações, nem raiva, nem nada. Mulheres não podem ser humanas. Estamos aqui apenas pra dar e parir, não podemos pensar. Desculpe-me pela minha ousadia, senhor. Mil perdões. Vou voltar para o meu tanque e depois para a cama do meu homem, que é de onde eu nunca deveria ter saído. Desculpe-me pela minha petulância em querer contestar alguma coisa. Peço que me perdoe. Desculpe-me também por ser uma pessoa sem estudo (segundo o senhor) por não ter gostado do desenho do Deus Manara. Espero que ele não me mande pro inferno por isso.

Carina em 2 de março de 2010

Por que não posso ter mágoa ou tristeza? Tenho que tomar porradas reais ou ideológicas e não sentir nada? Está querendo me privar da minha humanidade?

Carina em 2 de março de 2010

Este site sempre me surpreende!!! Adoro.

Nubia Santos em 2 de março de 2010

Fantástico o desenho e PARABÉNS o autor.

Célia em 5 de março de 2010

Parabéns pela enorme criatividade com que retrataste a história da humanidade. Achei simplesmente perfeito. A arte como foi trabalhada desperta o olhar, encanta e sensibiliza. Não se esqueça de continuar essa trajetória.
Abraços e se tivesse que emitir uma nota seria 10000000000000000

Rafael Barros em 6 de março de 2010

A HUMANIDADE PERDEU COMPLETAMENTE O RESPEITO PELO O SEU SEMELHANTE.
NÃO O TODO PODEROSO NEM TÃO POUCO O CORRETINHO MAIS ACHO QUE TENHO MMEUS ERROS TAMBEM.
SÓ ACREDITO EM UMA COISA VAI AVER UM JULGAMENTO OU TALVEZ JÁ ESTA AVENDO DIANTE DOS NOSSOS OLHOS E NÃO NOS DAMOS CONTA DO ERRO E NOS TORNAMOS UM VERDADEIRO ALVO CEGO DE NOSSAS PROPRIAS BESTEIRAS.

silva em 7 de março de 2010

AchEI totalmente ridículo e machista(como de costume)!
O homem sempre como o guerreiro, triufante e a mulher figurante, em segundo plano, quando sai de tal é para estar infamada, aviltada mediante a figura do homem a suas vontades e lascívias. Tão machista a ponto também de não exibir o homoafetivo como bem lembrado pelo caro colega ali em cima.
Não pensem que sou uma senhora ou careço de educação. Tenho 20 anos e estou para me tornar bacharel em Direito, então antes de recriminarem as pessoas que aqui divergem sejam mais maduros e aceitem a opnião alheia, eu aqui nada mais fiz que expor minha opnião CONTRA a ARTE e não contra quem foi a favor. Já que vocês julgam ser tão ''séc XXI'' sejam mais desportistas.

lembre-se o que diz aqui ao lado homens cheios de testosterona: seja cordial e educado. Comentarios ofensivos ou pouco dignos serão apagados.
espero q assim seja feito.

Juliana.

Juliana em 7 de março de 2010

.


PRA VOCÊ JULIANA. SÓ PRA VOCÊ.
Ser mulher é entender e perdoar. É reparar
todos os estrago, é entender o que
ninguém tentou.
Ser mulher é poder chorar por amor,
esperar sempre por um recomeço, e
compreender a hora em que tudo acabou.
Ser mulher é saber viver a desventura das
desilusões, das decepções e das traições.
Ser mulher é cicatrizar feridas que dói em
qualquer um e por muitas vezes deixar as
suas próprias enquanto sangra. Ser mulher
é ser botão de flor aos 20 anos, Buquê de
rosas ao chegar aos 30, aos 40 um jardim de
primavera e MARAVILHOSA enquanto puder
viver.

FELIZ DIA DA MULHER.

silvioafonso


.

silvioafonso em 8 de março de 2010

É bem simples resumir essa historia toda em apensa duas palavras... ou o homem está em GUERRA ou está no SEXO.. não precisa ser muito inteligente pra perceber isso.
Muito machista mostrando a mulher apenas como um abjeto de prazer e submissão.

Sara em 8 de março de 2010

.

Sara, na minha família eu sou o único filho
homem. Muito cedo eu soube que as
minhas irmãs, e a maioria das moças,
desde pequenas, aprendem que um "bom
partido"(Homem ideal), tinha que ser alto e
forte. Ter um bom emprego e
principalmente, "pegada". Eu nunca me
questionei quanto aos atributos do tipo
padrão, mas você, agora, que trouxe a
questão à baila, obriga-me a perguntar-lhe:
Para que estes atributos, se não for para
pegá-la e num abraço forte beijar-lhe a boca
como um faminto toma um prato de sopa
espremendo-a de encontro a você mesma,
num gesto de domínio e posse?

silvioafonso.


.

silvioafonso em 9 de março de 2010

EU...gente olha só o desenho mostrou os passos da revolução da nossa história,infelizmente houve e ainda há muitas guerras em busca da nossa sobrevivência,nossos desejos,manias,egoismo,soberania e existência,por mais que nas imagens coloque a MULHER em uma posição de objeto de prazer,subimissão,falta de vergonha,liberalismo total,erotismo e falta de amor própio,não devemos julgálas e tomar suas dores por sermos mulheres e por isso temos que ser feministas e por a prova o nosso amor e valor,bom essas palavras vão tanto para os homens e para as mulheres atuais,"Eles e elas foram eles e elas e graças a eles,sendo pervetidos ou não é que estamos aqui presenciando o hoje,afinal ninguem sabe a arvore genealógica de todos,claro que como Cristã todas as pessoas vai dar a Deus o criador,mas como o Criador nos deu o livre arbitrio,cada um é dono si mesmo e por isso vai pagar pelos seus atos,mas a grande questão é a sexualidade liberada e sem pudor vêm desde os primordios do descobrimento das origens humanas,claro que por sermos filhos de Deus,devemos cuidar do nosso corpo pois é o templo do Espirito Santo,por isso o termo sexo deveria ser com o conjugue,mas com as revoluções e das modas da vida,o relativismo e a liberidade sexual está a cada dia mais exposta e banal,claro que se as pessoas de antigamente fossem mais ajuizadas não havaria tanto abortos ou crianças nas ruas,vitimas de sexo sem noção,apesar de fujir um pouco do tema que é a evolução humana,devemos aceitar que nossa evolução é devido o sexo para a procriação ou prazer mesmo,das guerras pelo poder ou paz,da luta pelas religiões e das nossas lutas externas,por mais que o sexo seja visto e vivido de forma errada perante á Deus e á muitos que querem mostrar seu valor,não devemos esqueçer que é atraves dele sendo imoral ou não,das cavernas ou modernos,a gente so entra e nasce pelo mesmo lugar,por tanto se quiserem manter sua postura,orem pela abstinencia e fornicação,senao,esperem o momento certo e usem os metodos que sabem para nao serem pais desnaturados ou abortarem um inocente.Sendo fortes essas imagens,forte e duro de engolir sao adultos que abusem de crianças,isto sim é mais repugnate,pois os adultos e jovens sabem o que o certo,a criança não,é inocente e não mereçe isso.Não a pedofilia e sim a moralidade da raça humana,se estao reclamando da imoralidade dessas cenas,por quê não sejam morais e santos em seus atos,ao menos sensatos.Infelizmente a raça humana é nada mais do que historias envolvidas sexo,drogas,amor,odio,paixão e um monte de coisas mais,quer mudar esse quadro?

por que não começa mudando com a sua propia historia?

afinal é por causa de muitas histórias que hoje estamos aqui,nao importa o ontem mas sim o que deixaremos como história para as futuras gerações...

mais sexo,guerras,brigas,lutas da paz contra o odio,mas que tal ao menos uma esperança por si mesmo?

já que na Biblia diz deixai os mortos se entederem com os mortos,entao,eles já morreram e você ainda está aqui,o que vai fazer para mostrar ao seus filhos e aos outros que o ser humano é só maquina de sexo,espanto,dinheiro e dor ou que ainda há um jeito?

fikem na paz do Senhor,pois só Nele é que encontramos nosso valor,não querendo difamar ninguem e nem ser preconceituosa com outra religião,mas apenas mostrar que eu como mortal tó tetando fazer a diferença enquanto eu posso.

beijosss e abraços...

EU em 9 de março de 2010

Quanto mais guerra menos sexo. Como iria haver sexo sem as mulheres? Não acho que elas estejam na posição de submissas pq as posições do ato são mto variadas, se fosse assim o homem sempre estaria por cima delas, indicando uma postura de superioridade.

Elson em 9 de março de 2010

.

E o festival de besteira vai de vento em popa e,
dá-lhe gramática da língua portuguesa. Bata forte porque eles aguentam.


silvioafonso.


.

silvioafonso em 9 de março de 2010

Fonte deveria ficar mais clara. Difícil descobrir o nome do responsável pela obra.

Teca em 9 de março de 2010

boa ilustração passou bem a mensagem, mas tudo isso é muito freudiano.
Existem outras correntes tão importantes quanto...

Jean Malta em 9 de março de 2010

Analisando a ilustração em si, é muito boa, a riqueza de detalhes, as expressões faciais, as vestimentas, o realismo das posturas..são impressionantes.

Infelizmente ela expressa a realidade da raça humana. Os seres humanos foram, são e sempre serão movidos por duas coisas: poder e sexo. E são capazes de fazer QUALQUER COISA por isso.

Sempre houve guerra entre os homens, desde os primórdios da civilização, seja guerra por terra (mais terras = mais poder), por dinheiro (mais poder) ou guerras religiosas (mais poder).

O homem sempre foi violento e pervertido, a diferença de ontem pra hoje é que hoje as armas são muito mais poderosas e as perverções vêm à tona através da TV e da Internet.

Quanto ao fato de quase não aprecerem mulheres, infelizmente antigamente as mulheres realmente eram, em quase todas as épocas e regiões, tratadas como meras reprodutoras. É triste mas é a verdade. Se conta nos dedos as mulheres da antiguidade que ficaram na história, exatamente porque não tinham voz nem direitos.
Ainda bem que isso está mudando nos dias de hoje. Acho que é umas das poucas coisas que evoluíram no ser humano.

Lindolfo em 10 de março de 2010

Realmente incrível.
A humanidade se resume assim mesmo, ou seja:
A eterna busca por sexo, brutalidade e poder.
O grande arquiteto do universo deveria é mandar o grande meteoro para destruir tudo e todos. Porque o ser humano não presta, homem e mulher são seres humanos, logo não prestam.

Binho em 10 de março de 2010

Gostei muito das tiras. hoje as mulheres tem seus direitos assegurados pela constituição, mas no tocante das tiras, que quer retratar a evolução da humanidade (história), que por sua vez, fez das mulheres objetos (machismo), esta mostra com clareza e com um toque humor "pornográfico" rsrs. Achei muito interessante, mas isso não me torna machista ou retrógrado, apenas consiente para tornar o mundo melhor sem pré-conceitos e dando as mulheres mais dignidade e respeito que elas merecem. abraços

vitor em 10 de março de 2010


As mulheres que não gostaram das tiras achando machistas, deveriam fazer uma reclamação na tv globo e cia, para tirar tais programas do ar como Big Brother, porque estes sim, tratam as mulheres como objetos e não uma simples tira humoristica. Com relação as crianças, a probabilidade das mesmas verem essas tiras são muito inferiores ao que a tv mostra em sua programação fútil e emburrecedora vide BBB10 e cia, pois esta tem como alcançar as massas mais fácil, de custo baixo e por mais tempo. Pensem nisso, antes de postar "besterol".

vitor em 10 de março de 2010

Prezados,

Primeiramente, por puro diletantismo, informo aqueles que dizem querer saber quem é o autor, mas não se dão ao trabalho de ler os comentários, onde esperariam encontrar a resposta à pergunta que fazem, que, como outros antes já informaram antes, o desenho é do Milo Manara, desenhista italiano.

Segundo, também por pura ociosidade, pois não adianta discutir contra o preconceito, discordo de uma quantidade de mulheres que criticaram o desenho e o desenhista, com argumentos ridículos, mas mesmo assim, sabendo jogar pérolas aos porcos, informo a tais vociferadoras, que se julgam modernas e defensoras das mulheres mas as envergonham, que:

a. Milo Manara tem um desenho preciso, elegante, sóbrio. Desenha - em geral, mas não só - histórias com forte componente erótico. Desenha mulheres usualmente pouco vestidas. Homens idem. Sugiro que levem seus cartazes de protesto ao Louvre e se insurjam contra tantas estátuas e quadros idem. Talvez seja bom queimá-los. Mas, se pretendem criticar o Manara, digam o que o desenho dele tem de errado, de deselegante, de supérfluo, de inadequado para a mensagem que ele pretende passar.

b. A história ocidental está corretamente apresentada no desenho do Manara. A mulher só aparece copulando? Como objeto do homem? Digam-me quais foram as imperadoras, as rainhas, as generais, as cientistas, as historiadoras, as etc. Contam-se nos dedos. São praticamente inexistentes. Em Portugal. D. Maria, a louca. Na Inglaterra, um pouco mais. Dizem que um papa era papisa. Tivemos Cleópatra, mais famosa por amante que por governante. Madame Curie. Joana d'Arc. Uma lista pequena de exceções. Qual a grande navegadora? Nem faziam parte das tripulações. Nem na culinária. Todos os chefes importantes eram homens. Mas, na última tira, vemos uma mulher protestando e enfrentando desarmada um policial armado. Será que essa história é machista, ou o papel da mulher, até bem pouco atrás, era na cama e na casa, ou mesmo na lavoura?

Será que pretendem inventar uma nova história , mas igualitária. Podemos fazê-lo. Troquemos de sexo a metade dos personagens da história. Napoleona enfrentou Wellington. Colomba descobriu a America, Pedro o Brasil, Vasca o caminho marítimo para as Índias. O primeiro rei português foi Afonso, sucedido por Sancha, etc.
Na segunda guerra ponhamos Stalina, Roosevelto, Churchila contra Hitler e Mussolina. Nem dá muito trabalho. Certamente fica menos sexista. Mas é uma grande baboseira. Minha mãe acharia engraçado - ela tinha uma paciência de Jó, digo Já - mas não levaria esta proposta a sério...

Paulo Werneck em 10 de março de 2010

por quê todos os que criticam com falsos e escassos argumentos como os que dizem que "crianças podem ver essas imagens" não conseguem escrever direito ?
seria a síndrome da má digitação , ou a maldita inclusão digital ?

davi grilo em 10 de março de 2010

Paulo Werneck realmente não vejo porque teria que "me dar ao trabalho" de ler os comentários. A informação sobre o autor deveria estar incluída no texto do post sim (nem sugiro uma breve biografia pq um texto mais completo poderia né "dar muito trabalho") , assim como a fonte (se tiver sido extraído de algum outro endereço) deveria estar presente.

Teca em 10 de março de 2010

.

Mais é isso que acontece, Élson. Elas dão as
ordens e indicam o caminho, mas ficam por
baixo durante o ato. Preferem olhar para cima
acreditando que estamos entre as estrelas. Doce
engano.

silvioafonso.

.

silvioafonso em 10 de março de 2010

Adorei o vosso site. Tmb kero faxer ixo com voxex. Adorovos

sonia melo em 10 de março de 2010

Tenho uma pregunta( depois de tantas calinadas ortograficas dadas aki, creo k ninguem notara a minha ): o bacano do Milo acredita na Criacao ou na Evolucao?

DinaS em 10 de março de 2010

.

Grito, poucos, como você, veem o que olham...

silvioafonso.


.

silvioafonso em 12 de março de 2010

.

Lindolfo, você está enganado. Nada mudou.
As guerras são as mesmas e as mulheres
continuam gerando filhos.
O resto é a evolução dos tempos, haja vista
que um tacape, bem usado, tem o mesmo poder
de um tiro certeiro.

silvioafonso.

.

silvioafonso em 12 de março de 2010

BEM PLANEJADO ESTA HISTÓRIA!!!!!!!!!!!!!!!EXCELENTE QUADRO REVELANDO COMO REALMENTE CHEGAMOS ATÉ AQUI KKK....

israel markovitz em 15 de março de 2010

artigos mais comentados hoje

 

deixe o seu comentário

Comentário

 

Preencha o formulário ao lado.

O E-Mail é obrigatório. Não será mostrado no site ou cedido a terceiros.

As imagens estão ligadas ao Gravatar

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão apagados.

Partilhe este artigo com os seus amigos

Share

 

Site Meter site statistics