O rosto da globalização #2


 Fotografia Ensaio Cultura Rosto Globalizacao Global O rosto de São Paulo

Há algum tempo atrás já tinha reparado neste fantástico ensaio fotográfico do Sul Africano Mike Mike. A pergunta é simples: Qual é o rosto de Londres, Nova York ou Paris? Como é que um habitante destas cidades pode ser distinguido? Haverá algum traço que nos permita identifica-lo?

"The Face of Tomorrow" é um ensaio fotográfico que tenta identificar os aspectos da identidade globalizada. As grandes Metrópoles são como pólos magnéticos para imigrantes de todo o planeta. Pessoas que de alguma forma tentam encontrar uma melhor qualidade de vida, uma perspectiva de prosperidade para si ou para os seus descendentes. O efeito mais óbvio que observamos é a diversidade racial e social que, com algum critério, se mistura e desvanece os seus traços particulares, criando massas generalistas. Vejamos por exemplo a mistura de indivíduos de raça branca com raça negra, com o resultado do crescimento de indivíduos com um traço mulato.

 Fotografia Ensaio Cultura Rosto Globalizacao Global O rosto do Rio de Janeiro

Se observarmos uma determinada região durante um período de poucos anos, talvez não cheguemos a nenhuma conclusão e/ou característica. Mas ponhamos a hipótese que essa tendência, essa mistura, se prolonga por uma centena de anos. Haverá de facto um traço comum a uma metrópole?

Este ensaio, através da mistura de fotografias dos habitantes de uma grande metrópole, tenta encontrar esse traço que criará uma face comum. Sob efeito da sugestão, ou não, quando olhei para o rosto da metrópole que mais conheço, São Paulo, foi absolutamente óbvio para mim que aquela era uma cara muito familiar.  Fotografia Ensaio Cultura Rosto Globalizacao Global O rosto de Lisboa

2007041800 Londres Picture 2 O rosto de Londres

Vale apena uma visita ao site The Face of Tomorrow


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //obvious magazine