Think Free - Web Office


Web 2.0 Office Microsoft Colaborativo  Internet Novas Tecnologias Tags

Hoje experimentei pela primeira vez o ThinkFree. A proposta desta empresa é a clássica forma de transformar a nossa dependência do Microsoft Office em algo do passado, fornecendo um serviço que nos permite ver e editar documentos de Word, Excel e Powerpoint através de um interface web. Adicionalmente a estratégia passa também por criar interfaces (APIs) que permitam a exploração do conceito de Web 2.0 em toda a sua extensão.

O primeiro passo foi já dado através de criação de um plugin de visualização para Wordpress que permite que se inclua nos artigos um documento de Word, Excel ou mesmo PowerPoint. A dependência da instalação do Office torna-se assim cada vez menos uma preocupação e caminhamos a passos largos para uma menor dependência de aplicações locais.

2007030800 Thinkfree Viewer Ppt

Outra das componentes que achei interessante foi a possibilidade de partilhar documentos com um grupo de pessoas e a capacidade de dar atributos de co-autoria ou somente leitura. A forma de partilhar e convidá-las foi também tremendamente intuitiva através da inserção do endereço de e-mail pretendido. E se por acaso estiver com o Gmail aberto este é logo invocado e a mensagem de convite automaticamente preenchida... sem demoras, sem complicações, simplesmente funcional e directo.

 Web 2.0 Office Microsoft Colaborativo

A visualização é também muito agradável e funcional. Para quem tem Firefox ou Internet Explorer é directo; para quem tem outro tipo de browsers como o Safari simplesmente é carregada uma aplicação em JAVA que torna tudo acessível. Confesso que a minha dependência do Safari é ainda elevada e é com alguma satisfação que vejo a preocupação de permitir a mesma experiência a todos os utilizadores sem excepção. A tecnologia existe, porque não utilizá-la a pensar também nas minorias? De resto, creio que o segredo está precisamente na massificação das minorias, ou dos nichos... Onde foi que já ouvi isto?

 Web 2.0 Office Microsoft Colaborativo

Vale a pena um test drive do ThinkFree


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //obvious magazine