Pão de Forma - VW Kombi


 Automoveis Volkswagen T2 Kombi

O Volkswagen Tipo 2 é quase tão famoso como o carocha. Começou a ser idealizado em 1947 e a sua primeira versão, o T1, viu a luz do dia em 1950. Mesmo com a fraca motorização inicial de 1200 cc e 25 Hp este foi o primeiro veículo comercial com o lugar do condutor por cima das rodas dianteiras e o motor na retaguarda, o que o torna pioneiro dos modernos furgões de carga e passageiros.

Tal como o carocha o T1 depressa conquistou numerosos adeptos graças à sua versatilidade e design peculiar: a forma alongada, o vidro frontal bipartido e a fiada de janelas na parte superior da carroçaria. Além disso teve numerosas e imaginativas versões. Nos Estados Unidos era até comum fazer referência a estas versões pelo número de janelas: 11, 15, 21...

O T1 tornou-se num ícone de uma geração. Muito versátil, era facilmente transformável e podia transportar várias pessoas, bagagens e ainda material de campismo. Os seus felizes proprietários adoravam personalizá-los com pinturas feitas à mão. Produziu-se na Alemanha até 1967; no Brasil mantém-se ainda em produção. Comprar um usado era baratíssimo embora hoje em dia qualquer um deles seja peça de colecção muito cobiçada.

A Volkswagen deu-lhe a designação oficial de Transporter; na Alemanha chamavam-lhe VW-Bus ou ainda Bulli; no Brasil toda a família ficou conhecida por Kombi; em Portugal deram-lhe o nome carinhoso de... pão de forma!

 Automoveis Volkswagen T2 Kombi

 Automoveis Volkswagen T2 Kombi

 Automoveis Volkswagen T2 Kombi

070413_VW_T1_Kombi5.jpg


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 8/s/motores// @obvious, @obvioushp //seven