09 F9 11 02 9D 74 E3 5B D8 41 56 C5 63 56 88 C0


481348548 4Ff87A2Deb O

Arnezami, um hacker do forum Doom9, publicou recentemente um crack que permitia extrair a "Processing key" de um DVD Player, podendo ser utilizada para ganhar acesso aos conteúdos dos discos Blu-Ray e HD-DVD. O standard ACCS levou anos e milhões a ser desenvolvido, e foi quebrado em apenas algumas semanas, por meia dúzia de tostões.

Nesta sequência deste acontecimento, na passada terça-feira, o DIGG foi alvo de uma grande revolta. Aparentemente, este serviço removeu inúmeros posts - e fechou contas de utilizadores - que publicaram o número sagrado hexadecial de 16 dígitos.

Aparentemente a autoridade envolvida no licenciamento desde standard enviou um sem número de ultimatos a sites que publicaram esse número, para que retirassem a referencia a este. O DIGG, também intimado, decidiu então retirar os artigos de uma forma pro-activa, sem que nenhum processo legal tivesse de facto acontecido legitimando o pedido da AACS-LA. Indignados com esta decisão que atenta contra os conceitos democráticos em que assenta o conceito do DIGG,os utilizadores iniciaram uma revolta, originando um sem número de posts com o número da chave e, subsequentes aprovações por parte da comunidade de forma a colocar os artigos visíveis no site.

Não me poderia deixar de aliar a este movimento ficando aqui também publicada a chave no obvious (09 F9 11 02 9D 74 E3 5B D8 41 56 C5 63 56 88 C0). É caso para dizer que a Internet e os seus serviços estão, de facto, cada vez mais distribuídos e democráticos. O poder das massas, coloca completamente em xeque abordagens totalitárias, unilaterais e anti-democráticas. Vivemos tempos impensáveis outrora... Vejam, em nota final, o fantástico comentário de um dos autores do DIGG, Kevin Rose.

PS: Parabéns Pedro, pela tua fantástica imagem da chave ter saído na WIRED! :)


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //obvious magazine