As capas dos discos #2


070526_blog.uncovering.org_beatles-sgt-peppers.jpg

Se Sgt. Peppers tivesse saído originalmente em CD teríamos certamente imensa dificuldade em identificar as personagens da capa e, mais ainda, em identificar as famosas pistas em que se baseava a teoria da conspiração sobre a morte de Paul McCartney! Mas em 1967 ainda ninguém pensava em compact discs... O Rock produziu então algumas das mais famosas capas da sempre.

 Disco Vinil Cd Musica Design Tecnologia Capas  Disco Vinil Cd Musica Design Tecnologia Capas  Disco Vinil Cd Musica Design Tecnologia Capas  Disco Vinil Cd Musica Design Tecnologia Capas

Ainda em 1967 os míticos Velvet Underground lançaram o seu primeiro álbum intitulado Heroin ostentando na capa uma banana madura e, por baixo, a assinatura do seu criador, Andy Warhol, um sinal inequívoco de que a Arte tinha chegado às capas dos discos. Diz-se que foi igualmente Warhol que sugeriu a capa de Sticky Fingers, dos Rolling Stones, onde era necessário abrir um fecho eclair para retirar o disco. Lembram-se?

Mais tarde, em 1974, é a vez dos Genesis editarem a sua obra-prima Lamb lies down on Broadway, um álbum duplo como se impunha. Toda a superfície da embalagem é aproveitada para criar uma sucessão de imagens e textos interligados entre si e com a música. Pensaria já Peter Gabriel numa obra total? Dois anos depois o desenho de Amigos do guitarrista Santana, com o seu desenho rebuscado e psicadélico, faz eco do conceito de fusão musical que a sua música perfilhava...

 Disco Vinil Cd Musica Design Tecnologia Capas LP

 Disco Vinil Cd Musica Design Tecnologia Capas LP


seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x4
Site Meter