Farol do futuro


 Dubai Arquitectura Arranha Ceus Sustentavel

No Dubai nem tudo é esbanjamento, ilhas ou pistas de ski. Neste momento existe um projecto para um edifício de 400 metros de altura a implantar no coração da cidade denominado Lighthouse Tower que se poderá tornar uma referência em termos de arquitectura sustentável. O facto de se tratar de uma torre, tradicionalmente conotada com o consumo energético, pode parecer um paradoxo mas não é. Inédito.

Trata-se de um exercício conceptual levado a cabo pela firma Atkins, especializada em obras no Dubai. O projecto só existe no domínio virtual - por enquanto - e foi idealizado de modo a produzir um baixo impacto ambiental a começar pela sua construção, graças à escolha de materiais e sistemas estruturais adequados; depois de concluído deverá reduzir o consumo de água para 40% e o de energia para 65% relativamente a um edifício tradicional. Metas ambiciosas...

A organização interna é engenhosa: articula espaços e jardins interiores quer na horizontal quer na vertical, assegurando um bom desempenho "social" e também ambiental sem o auxílio de sistemas mecânicos. Mas o aspecto mais interessante reside na capacidade de produzir energia através de 4000 células foto-voltaicas incorporadas no grande envidraçado da fachada Sul e de três geradores eólicos de 29 metros de diâmetro situados na parte mais elevada.

 Dubai Arquitectura Arranha Ceus Sustentavel

 Dubai Arquitectura Arranha Ceus Sustentavel  Dubai Arquitectura Arranha Ceus Sustentavel


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/arquitetura// @obvious, @obvioushp //seven