Jan Lenica: cinema e design


 Lenica Design Poster Publicidade Anuncio Cartaz

Quando em tempos idos perguntaram ao autor de Repulsion - um então jovem Roman Polanski - para indicar quais os cineastas polacos que mais admirava ele referiu apenas dois: Andrzej Wajda e Jan Lenica. Se bem que o primeiro fosse esperado já a escolha do segundo se revelou surpreendente pois tratava-se de um obscuro realizador de filmes de animação. Não obstante, Polanski revelou por ele uma profunda admiração. Quem era então este desconhecido que viria a tornar-se o principal ilustrador dos cartazes dos filmes do famoso realizador polaco?

 Lenica Design Poster Publicidade Anuncio Cartaz  Lenica Design Poster Publicidade Anuncio Cartaz

 Lenica Design Poster Publicidade Anuncio Cartaz  Lenica Design Poster Publicidade Anuncio Cartaz

Jan Lenica começou por estudar música. Posteriormente estudou também arquitectura chegando mesmo a concluir a licenciatura. Todavia o seu interesse cedo se inclinou para outras áreas: ilustração, design gráfico, poster, cenografia, animação, etc. Depois de consagrado no seu país viu também o seu talento reconhecido internacionalmente: obteve diversos prémios na área da animação e do cartaz cinematográfico e chegou a ser professor em Harvard e na Academia de Belas Artes de Berlim.

O grafismo pessoal de Lenica é inconfundível. Muito infantil na expressão mas muito adulto na concepção, foi adepto de linhas ondulantes e manchas fortemente coloridas próximas de uma certa estética hippie. Por vezes torna-se abstracto, surrealista ou expressionista, tudo mesclado. Talvez fossem estas referências "absurdas" do seu desenho que lhe propiciaram uma ligação tão forte com os filmes de Polanski. Jan Lenica foi um mestre. Porém, poucos o conhecem ou se lembram dele.

 Lenica Design Poster Publicidade Anuncio Cartaz

 Lenica Design Poster Publicidade Anuncio Cartaz


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/cinema// @obvious, @obvioushp //seven