Lady Vengeance


 chan-wook park lady vengeance vendetta cinema Chinjeolhan geumjassi oldboy Min-sik Choi Jo Yeong-wook vingança Coreia Blog.Uncovering.Org Lady Vengeance Cinema Chan-Wook Poster Tn.Jpg

Park Chan-Wook tornou-se conhecido em todo o mundo com sua obra-prima: Oldboy, filme de 2003, muito repercutido nos festivais asiáticos, como o de Hong Kong, e que causou grande comoção no Ocidente em Cannes, Estocolmo, no Festival Britânico de Filme Independente e onde mais pôde. Ao todo, foram 8 nomeações e 17 prêmios (reza a lenda que Quentin Tarantino teve um ataque histérico ao assisti-lo... mas são apenas histórias...).

O diretor sul-coreano novamente é notícia por aqui com a passagem de Lady Vengeance, ou melhor, de Lady Vingança pelas salas de cinema brasileiras – em poucas salas, diga-se de passagem, e em horários muito ingratos (geralmente por volta das 22h).

O filme é o último da série chamada Trilogia da Vingança de Chan-Wook Park – o primeiro ato desta foi Simpathy for Mr. Vengeance, de 2002, cuja exibição nestas terras de Vera Cruz, se não me engano, só se deu uma única vez durante o Festival de Cinema do Rio de Janeiro. Na verdade este filme não teve boa receptividade e é geralmente rotulado como "um fracasso", até mesmo por seu próprio criador que, falando sobre o assunto certa vez, comentou: “por isso mesmo é o meu favorito...”.

A pesada violência, que já salta aos olhos nos dois outros títulos, volta em Lady Vengeance, só que agora sendo praticada por/e tendo como alvo uma personagem feminina; Lee Yeong-ae encarna a bela e sensual Lee Geum-ja, uma jovem presa por 13 anos, acusada de assassinar um menino de 6. O caso, com grande repercussão pública, a torna uma espécie de celebridade e, mais tarde - por força de uma certa doçura bastante peculiar e de uma generosidade rara - mártir (por essas e outras, a santa no poster). Livre, ela busca então sua vingança: destruir o verdadeiro responsável pela morte do menino e por todo seu intenso sofrimento; seu ex-professor, Sr. Baek (Choi Min-Sik). E a visa obter através de um plano minuciosamente arquitetado - além de surpreendente.

 chan-wook park lady vengeance vendetta cinema Chinjeolhan geumjassi oldboy Min-sik Choi Jo Yeong-wook vingança Coreia Blog.Uncovering.Org Lady Vengeance Cinema Chan-Wook Poster

As temáticas do seqüestro – de Mr. Vengeance – e da prisão – explorada em Oldboy – se amalgamam para contar essa história de busca por vingança e redenção; história emoldurada pela catarse profusa, marca de Chan-Wook, que utiliza alguns litros de sangue e tragédia para pintar seus belos quadros sádicos. O diretor ainda consolida certos ícones presentes nos outros dois filmes como os vários closes, as cores-tons das películas (nessa feita, o vermelho), a arma da vingança (o revólver construído especialmente para o ato), a violência psicológica, reviravoltas e uma trilha sonora (composta por Choi Seung-hyeon, Na Seok-joo e Jo Yeong-wook – de Oldboy) a qual não se pode ficar indiferente.

Vale correr ao cinema mais próximo, o mais breve possível, antes que saia definitivamente de cartaz. Caso isto já tenha acontecido, a Amazon.UK já dispõe do box The Vengeance Trilogy, mas somente com legendas em inglês.


Priscilla santos

é adoradora de cervejas e colabora com a obvious.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Priscilla santos