Lotus 72



 Automoveis Corridas Formula1 Lotus Tecnologia

Quando se fala em Fórmula 1 fala-se indubitavelmente na vanguarda tecnológica do esporte automóvel. Este mundo de excelência e de proezas técnicas foi durante muito tempo representado emblematicamente pela mítica Lotus, responsável pelas mais improváveis e sofisticadas máquinas ganhadoras de Grandes Prémios, conduzidas à vitória pelos mais reputados nomes, de Jim Clark a Ayrton Senna. Lamentavelmente a presença da marca na Fórmula 1 não sobreviveu muito tempo à morte do seu criador Colin Chapman, em 1982. Sem o seu génio perdeu toda a competitividade.

De todos os modelos o mais inovador e também o mais ganhador foi o Lotus 72. Concebido em 1969, viria a mostrar-se de tal modo revolucionário que quatro anos depois ainda era o automóvel a bater. Após seis épocas consecutivas de Fórmula 1 sua longa carreira terminou enfim em 1975, ano em que foi definitivamente ultrapassado pela evolução técnica dos seus adversários. Algo impensável nos dias de hoje...

 Automoveis Corridas Formula1 Lotus Tecnologia Lotus 49 - 1969

 Automoveis Corridas Formula1 Lotus Tecnologia

A concepção do 72 ficou a dever-se a Colin Chapman, evidentemente, mas também ao engenheiro Maurice Philippe. Lembre-se que, nesta altura, os fórmula 1 tinham basicamente uma forma cilíndrica com o radiador na frente e o motor atrás sem cobertura, como era o caso do Lotus 49. Por aqui se pode ver como o projecto deste novo carro representava um passo no desconhecido. Não obstante, veio a impor um novo paradigma de desenho que ainda hoje é seguido: frente em cunha, radiadores laterais e aileron traseiro. Além disso apresentava mais uma série de pormenores técnicos muito elaborados como os travões frontais in-board e a fabulosa suspensão de flexibilidade variável.

O 72 alinhou à partida de148 Grandes Prémios pelas mãos de 16 pilotos diferentes que marcaram um total de 292 pontos no Campeonato do Mundo. Conquistou três títulos de Construtores (1970, 1972 e 1973) e dois títulos de Condutores. O primeiro foi obtido postumamente em 1970 pelo malogrado Jochen Rindt graças a um certo... Emerson Fittipaldi que em 1972 também se viria por sua vez a sagrar Campeão do Mundo. O Lotus 72, inicialmente sob as cores vermelho/ouro do Gold Leaf Team Lotus e depois com o belíssimo negro/ouro da John Player Special, tornou-se um ícone para a posteridade.

 Automoveis Corridas Formula1 Lotus Tecnologia Reine Wisell - 1971

 Automoveis Corridas Formula1 Lotus Tecnologia Emerson Fittipaldi - 1972

 Automoveis Corridas Formula1 Lotus Tecnologia Ronnie Peterson - 1973

 Automoveis Corridas Formula1 Lotus Tecnologia Jacky Ickx - 1974

 Automoveis Corridas Formula1 Lotus Tecnologia Ronnie Peterson - 1975

seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x4
 
Site Meter