O futuro agora


 Futuro Tecnologia Ficcao Ciencia Medicina Bionica

E se se descobrisse uma nova fonte de energia limitada e não poluente? E se outros planetas fossem colonizados? E se se encontrassem formas de vida extraterrestre? E se ocorresse uma revolução à escala mundial? E se o dinheiro fosse extinto? E se cada habitante do planeta tivesse um rendimento mínimo? E se as mulheres tivessem mais poder? E se as sociedades ocidentais se tornassem vegetarianas? E se as escolas fossem suprimidas e substituídas por um ensino livre?

Mais: E se o teletrabalho se generalizasse? E se as cidades desaparecessem? E se existisse um único governo mundial? E se se descobrissem armas climáticas? E se o Islão se impusesse como a grande religião mundial? E se a fome fosse erradicada do mundo e desse origem a uma hiperpopulação? E se conseguíssemos captar e registar os pensamentos e emoções num suporte digital e ligar o cérebro a um super-computador?

 Futuro Tecnologia Ficcao Ciencia Medicina Bionica

 Futuro Tecnologia Ficcao Ciencia Medicina Bionica

Estas são algumas perguntas que fazemos actualmente e que reflectem as nossas dúvidas e curiosidade em relação ao futuro. L'arbre de Possibles é um projecto de Bernard Werber que tenta imaginar cenários futuros para a Humanidade, futuros optimistas, pessimistas, a curto ou a longo prazo. Aparece de tudo um pouco, desde as propostas ingénuas ou mesmo utópicas (há um capítulo destinado exclusivamente à utopia) às mais fundamentadas que representam possibilidades concretas; outras já se tornaram realidade.

O site está estruturado literalmente como uma árvore interactiva em que cada ramo representa um determinado domínio: tecnologia, sociedade, filosofia, economia, biologia, etc., formando um enredado que abrange todo o conhecimento humano. Os visitantes são convidados a participar deixando a sua visão para o futuro. O conteúdo, mais do que estimular a imaginação, convida à reflexão. É necessário saber francês, seguramente uma língua com futuro a julgar por este exemplo...


version 1/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //seven