Os Negros de Odilon Redon


 Arte Pintura Carvao Odilon Redon Simbolismo

Céus obscuros, paisagens áridas, planícies calcinadas, troncos de árvores, cepos, lama, flores secas a despontar das rochas, seres monstruosos, figuras de crânios simiescos com sobrancelhas protuberantes; imagens de pesadelo, fantásticas e dementes... Assim são os desenhos a carvão de Odilon Redon. O carvão não permite ser agradável, ele é grave; não se pode tirar partido dele a não ser com o próprio sentimento - disse. Negro era uma palavra que o artista escrevia com letra maiúscula. Utilizava-a para se referir ao seu mundo de visões sombrias e surreais, um mundo composto por centenas de desenhos e ilustrações.

 Arte Pintura Carvao Odilon Redon Simbolismo  Arte Pintura Carvao Odilon Redon Simbolismo

 Arte Pintura Carvao Odilon Redon Simbolismo  Arte Pintura Carvao Odilon Redon Simbolismo Redon foi contemporâneo de grandes artífices da cor como os Impressionistas ou os Nabis. Dele recordamos uma pintura exuberante de cores e de brilhos, de certo modo alegre, pelo que é difícil imaginá-lo capaz de executar imagens tão mórbidas. A origem do seu pessimismo pictórico situa-se, segundo parece, numa infância triste passada num local solitário e silencioso, longe dos pais: Todos os seres humanos que aí se encontram parecem aniquilar-se, destruídos e desagregados, cada um com os olhos magoados, no abandono de si mesmo e do lugar, escreveu.

Porém, surpreendentemente, cerca dos 50 anos a sua obra transfigura-se e o artista "descobre" a cor, mudando radicalmente a sua forma de desenhar e pintar. Esta nova fase, que trilhará até ao fim da sua vida, é estanque da anterior. Redon não voltará mais aos Negros.

 Arte Pintura Odilon Redon Simbolismo

Mais imagens na Galeria.


version 1/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //seven