Summertime - Sarah Vaughan


2007051900_blog.uncovering.org_sarah_vaughan_jazz_summertime_svaughan.jpg

Summertime é daquelas canções regravadas inúmeras vezes por também inúmeros intérpretes ao redor do mundo (com versões em Espanhol, Japonês, Alemão e em Português, entre outras) com, logicamente, arranjos diversos. A mais conhecida dessas performances é fatalmente a de Janis Joplin com o Big Brother & The Holding Company mas também o são as de Billie Hollyday, Ella Fitzgerald e Frank Sinatra.

Composta em 1933 por George Gershwin (com letra de DuBose Heyward e Ira Gershwin) para a ópera-folk Porgy & Bess de 1935 logo tornou-se um marco na musica folk afro-americana (sendo a própria ópera já um marco) e teve então o êxito que conhecemos. É a primeira canção do musical, um lullaby que a personagem Clara canta para seu bebê no primeiro ato.

Não sei explicar os motivos mas a versão que mais me toca é, sem dúvidas, a gravada por Sarah Vaughan – a jazzista mais bem comportada de que já se teve notícias, se é possível que bom comportamento exista para amantes dessa música. Não sei explicar.... É uma performance bastante discreta. Será isso? Talvez seja por causa da voz de Sarah (pela qual sou tão apaixonada) ou pelo arranjo de graves tão profundos. Talvez seja a junção desses dois elementos, criadores de um ambiente soturno que, estranhamente, não contradiz o de um momento de verão.

Summertime and the livin' is easy Fish are jumpin' and the cotton is high Oh your daddy's rich and your ma is good lookin' So hush little baby, don't you cry

One of these mornings You're goin' to rise up singing Then you'll spread your wings And you'll take the sky But till that morning There's a nothin' can harm you With daddy and mammy standin' by


Priscilla santos

é adoradora de cervejas e colabora com a obvious.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/música// @obvious, @obvioushp //Priscilla santos