Um pouco mais a Oeste


 Tintin Herge BD Quadrinhos Sexo

Em nenhuma das Aventuras de Tintin seria possível ver uma cena destas! Trata-se de uma paródia, evidentemente, uma entre muitas que aborda o tema da sexualidade. Esta temática recorrente deve-se ao facto de nunca se ter vislumbrado qualquer relação sentimental ou afectiva entre os personagens da série. O universo de Tintin é, por definição, assexuado. É sintomático que até Milou tenha sido alvo de especulações quanto ao seu género: cão ou cadela?

Todavia as sugestões eróticas são numerosas. Vejam-se por exemplo as relações ambíguas entre Tintin e Haddock, Tchang ou o pequeno guia inca Zorrino. Tintin é um jovem na flor da idade sem que lhe conheçamos nenhuma paixão ou relação com uma mulher. As mulheres sempre tiveram um protagonismo diminuto na série - Castafiore é uma excepção e não muito abonatória. Em contrapartida os personagens masculinos desempenham todos os papeis relevantes, sejam heróis ou vilões: Haddock, Girassol, os Dupondt, Rastapopoulos, o coronel Sponz, etc.

O próprio Hergé admitiu o facto mas excluiu o estigma de misógino. Sobre Tintin já se disse e escreveu quase tudo, inclusivamente, que seria gay. Imaginem só descobrir que o herói que personificou a amizade, a coragem, a solidariedade, a entrega a todo o tipo de causas nobres e que povoou o nosso imaginário de juventude seria afinal homossexual! Chocante? E porque não?

No 100º aniversário do nascimento de Hergé, aliás Georges Remi, que hoje se comemora, deixamo-vos aqui algumas paródias à série. Uma das mais conhecidas é um conjunto de histórias desenhadas nos anos 90' por Jan Bucquoy que o chegaram a levar às barras do tribunal. Mas há mais...

 Tintin Herge BD Quadrinhos Sexo  Tintin Herge BD Quadrinhos Sexo  Tintin Herge BD Quadrinhos Sexo

 Tintin Herge BD Quadrinhos Sexo  Tintin Herge BD Quadrinhos Sexo

 Tintin Herge BD Quadrinhos Sexo  Tintin Herge BD Quadrinhos Sexo


seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x1
Site Meter