As capas dos discos #1


 Disco Vinil Cd Musica Design Tecnologia Capas LP

Quando na década de 80' apareceu o compact disc todos se apressaram a vaticinar o fim do disco de vinil. É verdade que o CD prometia inúmeras vantagens: era mais durável, mais prático, imune aos ruídos irritantes provocados pela sujidade do vinil e, sobretudo, mais bem gravado. Sabemos hoje que não é bem assim. Não só a durabilidade do CD não é a que se pensava como a qualidade sonora pode ser francamente má. Isto acontece porque o som do cd é por natureza frio e metálico, revelador de todo o conteúdo da gravação mesmo sendo má...

Mas não é só o som que é frio; tudo à sua volta o é igualmente. Partilhar uma audição, por exemplo, é uma actividade asséptica - os CD's vão dentro de uma pequena bolsa, discretos. Já uma audição de um disco preto era impossível de disfarçar sobretudo se fosse um long play de 33rpm, um LP. As enormes "bolachas" eram transportadas debaixo do braço exibindo orgulhosamente as suas capas. Ninguém ficava indiferente!

De facto se há coisa em que o CD não pode competir com o LP é nas capas. É uma mera questão contabilística - tamanho, área, superfície, cm2. No CD tudo é miniatura. Ler a letra de uma música sem o auxílio de uma lupa é uma loucura; ler a ficha técnica é puro masoquismo oftálmico; admirar o grafismo... é coisa que já ninguém faz. A parte gráfica perdeu-se com os CD's e toda a criatividade a ela associada ficou embotada. Os álbuns de Pop e de Rock eram os mais criativos. Recordemos dois deles:

 Disco Vinil Cd Musica Design Tecnologia Capas LP  Disco Vinil Cd Musica Design Tecnologia Capas LP

Os álbuns duplos possuíam a capacidade única de se desdobrar e revelar uma vasta superfície receptora de bom design. O White Album dos Beatles é disso um dos melhores exemplos. No seu interior continha ainda um enorme cartaz com letras, fichas técnicas e uma série de desenhos e fotografias. Foi fundador de uma nova estética. Dark side of the moon dos Pink Floyd não podia faltar como representante supremo da mesma estética minimalista. É talvez a mais famosa de todas as capas. Eu tenho os originais dos dois... :)

 Disco Vinil Cd Musica Design Tecnologia Capas LP

 Disco Vinil Cd Musica Design Tecnologia Capas LP


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/música// @obvious, @obvioushp //seven