Automóveis futuristas do passado: Ford


 Automoveis Aviao Ford Jetsons Futuro Design Carros Futurismo

Houve tempos em que se pensava que no futuro os automóveis iam ser semelhantes aos aviões. Lembram-se do veículo dos Jetsons, a série futurista de desenhos animados de Hanna-Barbera? Qualquer coisa assim... Nos anos 50' e 60', quando a gasolina era barata, inesgotável e não se falava em poluição nem no efeito de estufa, os designers americanos caprichavam no styling dos seus projectos. Dos gabinetes das grandes empresas como a Ford ou a General Motors saíram verdadeiras verdadeiras visões psicadélicas que hoje nos fazem esboçar um sorriso... Algumas chegaram a ser produzidas.

Em 1954 a Ford apresenta esta primeira visão futurista do automóvel, um concept car muito arrojado e muito semelhante a um avião, um míssil ou um torpedo com rodas, ostentando quilos e quilos de cromados. O desenho não passou da prancheta - um mero exercício de estilo, portanto - mas estava dado o mote.

 Automoveis Aviao Ford Jetsons Futuro Design Carros Futurismo

 Automoveis Aviao Ford Jetsons Futuro Design Carros Futurismo No mesmo ano surgiu o Atmos do qual chegou a ser construído um protótipo. O veículo encontrava-se apetrechado com diversos elementos oriundos do mundo da aeronáutica, como uma carlinga panorâmica, ailerons posteriores e duas ponteiras frontais que metiam respeito a qualquer peão!

 Automoveis Aviao Ford Jetsons Futuro Design Carros Futurismo Seguiu-se um protótipo de tracção integral designado Nucleon, nome que lhe adveio do facto de ser movido a energia nuclear. O veículo possuía na parte posterior um pequeno reactor com uma cápsula radioactiva que podia ser removida e substituída de acordo com as autonomia ou performances desejadas. Apesar de nunca ter passado à produção (percebe-se porquê...) permaneceu um ícone da era nuclear.

 Automoveis Aviao Ford Jetsons Futuro Design Carros Futurismo Ainda em 1954 foi concebido o soberbo La Galaxie, amplamente espaçoso, potente e luxuoso. Possuía importantes inovações para a época, como ar condicionado e radar.

 Automoveis Aviao Ford Jetsons Futuro Design Carros Futurismo Dentro da mesma linha estilística surge no ano seguinte o Mystere.

 Automoveis Aviao Ford Jetsons Futuro Design Carros Futurismo Em 1958 a marca concebe um carro verdadeiramente inovador: o Volante. Já não se trata bem de um carro uma vez que quase não tem rodas. Em vez delas três possantes ventoinhas permitem-lhe não só deslocar-se como um hovercraft como estacionar comodamente em lugares difíceis... Não passou do desenho.

 Automoveis Aviao Ford Jetsons Futuro Design Carros Futurismo E no mesmo ano sai do gabinete de projecto o X-2000. Talvez se pensasse que seriam assim os automóveis do ano 2000...

 Automoveis Aviao Ford Jetsons Futuro Design Carros Futurismo

 Automoveis Aviao Ford Jetsons Futuro Design Carros Futurismo Posteriormente, corria o ano de 1962, era construído um protótipo de seis rodas digno de um filme de ficção científica: o Seattle. E, se depois disto tudo ainda restam dúvidas da semelhança com a aeronáutica ou mesmo a balística, veja-se o Ford Maxima, de 1963...

 Automoveis Aviao Ford Jetsons Futuro Design Carros Futurismo


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/motores// @obvious, @obvioushp //seven