Batman e o Batmobile - Tv e "comic books"


 Batman Batmobile Automoveis Carros Filmes Tv Comics Batmobile, 1950

Em 1939 Batman surgiu pela primeira vez na revista Detective Comics. O herói, ao contrário de muitos outros, não tinha super-poderes (era "apenas" o mortal mas milionário Bruce Wayne) mas em contrapartida possuía grande inteligência e preparação física. Sobretudo, era senhor de um vasto arsenal de engenhocas high-tech, todas elas ridiculamente baptizadas com o prefixo bat: Batarang, Bat-Computer, Batwing, Batboat, Bat-Sub, etc. Seguramente o equipamento mais famoso, para além do genial Cinto de Utilidades foi o Batmobile.

 Batman Batmobile Automoveis Carros Filmes Tv Comics  Batman Batmobile Automoveis Carros Filmes Tv Comics

O Batmobile apareceu pela primeira vez em 1941 nos Comic Books. Inicialmente apenas um automóvel comum sobre-motorizado, rapidamente adquiriu uma imagem distintiva e um desenho exclusivo, pintado de negro e adornado com "asas de morcego" na retaguarda. Durante muito tempo ostentou uma agressiva cabeça de morcego na frente e linhas compactas, consentâneas com o design da época. Na mesma altura no cinema, nomeadamente nos chamados movie serials, o herói conduzia um vulgar mas imponente Mercury Convertible como este:

 Batman Batmobile Automoveis Carros Filmes Tv Comics

Em meados dos anos 60' o veículo oficial do homem-morcego adquire um ar mais desportivo, transformando-se num largo e aerodinâmico descapotável. Esta mudança é visível quer na série desenhada da Detective Comics quer numa série televisiva com o actor Adam West que veio a tornar-se muito popular.

 Batman Batmobile Automoveis Carros Filmes Tv Comics

 Batman Batmobile Automoveis Carros Filmes Tv Comics

Esta versão do Batmobile teve como base um protótipo da Ford, o Lincoln Futura, que se mostrou muito adequado ao seu novo papel, pois tinha carlingas ovais e as imprescindíveis aletas traseiras. Algumas transformações estilísticas, uma demão de tinta preta e delgadas linhas vermelhas produziram o resultado desejado.

 Batman Batmobile Automoveis Carros Filmes Tv Comics

Para além da sobre-motorização já habitual (esta versão era propulsionada por uma "turbina atómica") foi pela primeira vez equipado com uma panóplia de armas e engenhocas diversas, ao melhor estilo James Bond: uma serra frontal, lasers, foguetes, radar, computador, lança-fumo, etc. O carro de Batman nunca mais viria a ser o mesmo...

 Batman Batmobile Automoveis Carros Filmes Tv Comics


version 1/s/motores// @obvious, @obvioushp //seven