Batman e o Batmobile - os filmes



 Batman Batmobile Carros Automoveis Cinema Filmes

Quando, após um interregno de mais de 20 anos, Batman retornou ao cinema em 1989, foi-lhe atribuído um veículo fantástico. O Batmobile do filme de Tim Burton, com Michael Keaton, Kim Basinger e Jack Nicholson, foi concebido pelo designer de produção Anton Furst também responsável por todos os cenários de Gotham City. O seu aspecto ameaçador, dominado pelos colectores e escapes de uma turbina a jacto de grande potência, tinha algo de orgânico, eco distante de um misto de filmes de terror e ficção científica. Foi talvez o mais memorável de todos.

 Batman Batmobile Carros Automoveis Cinema Filmes

 Batman Batmobile Carros Automoveis Cinema Filmes

Os artifícios do carro eram simples mas impressionantes. Começava pelo seu cockpit, semelhante ao de um avião, com computador de bordo e controlos por comando de voz. Como dispositivos de ataque dispunha de metralhadoras, bombas e até um míssil; para se defender possuía óleo, fumo e, sobretudo, uma carapaça de lâminas metálicas deslizantes que o recobria completamente - rodas incluídas. Assim protegido, o Batmobile mais parecia uma locomotiva disfarçada de trilobite...

Este impressionante veículo foi ainda utilizado no filme seguinte, Batman Returns, de 1992, também de Tim Burton. Ao actor Michael Keaton no papel de Batman juntou-se uma fabulosa Catwoman protagonizada por Michelle Pfeiffer. Porém, no terceiro filme da série, Batman Forever, de 1995, a equipa mudou. O homem-morcego passou a ser encarnado pelo actor Val Kilmer, a quem foi dado a conduzir uma nova versão do Batmobile.

 Batman Batmobile Carros Automoveis Cinema Filmes

 Batman Batmobile Carros Automoveis Cinema Filmes

Esta versão tinha um ar muito mais orgânico, quase vegetal, evidenciado por uma intrincada estrutura de veios e nervuras realçada por painéis de luz azul retro-iluminados. Como era de esperar continuou a ser uma montra tecnológica: quatro rodas direccionais, jacto orientável e um sistema de arpões que lhe permitiam literalmente escalar superfícies de elevado declive. Foi destruída durante o filme por uma explosão.

Seguiu-se Batman & Robin, em 1997. George Clooney era agora o herói de serviço e teve direito a um novo carro - um descapotável, desta feita - extremamente longo e com um design agressivo e cortante marcado pelas lâminas frontais e pelas aletas traseiras proeminentes. Um roadster, no fundo, a assinalar o fim de uma série iniciada com o filme de 1989.

 Batman Batmobile Carros Automoveis Cinema Filmes

Um novo conceito de Batmobile aparece em 2005 com Batman Begins: o Tumbler, um estranho veículo saltitante apenas vagamente parecido com um morcego. Para já sobreviveu às peripécias do filme. Se houver sequelas, como é normal em Hollywood, sobreviverá também à renovação da moda?

 Batman Batmobile Carros Automoveis Cinema Filmes

seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v6/s
 
Site Meter