Cenas de pancadaria e rara violência #1



 Pancada Briga Luta Bd Quadrinhos Vinhetas Desenho Violência Zaragata

Há na natureza humana um fascínio mórbido e contagiante pela agressão física; talvez uma reminiscência dos tempos em que habitávamos nas cavernas. Esta curiosa tendência acentua-se sempre que há grupos numerosos de indivíduos em disputa por uma coisa qualquer - um objecto esférico, por exemplo. Os sociólogos e psicólogos deleitam-se e escrevem resmas de teses de doutoramento sobre o assunto.

No entanto uma boa zaragata tem algo de profundamente saudável. O cinema e a televisão deram-nos algumas cenas de pancadaria hilariantes e memoráveis mas mesmo os melhores actores têm os seus limites físicos. Já, porém, as personagens do cinema de animação ultrapassam alegremente estas dificuldades e aí não há nada mais salutar do que ver aquelas cenas de violência extrema do tipo bigorna na cabeça protagonizadas por figuras como Bugs Bunny e companhia. Deles Chaplin dizia: "como é que podemos competir com eles se nem sequer precisam de parar para respirar?" É tudo muito rápido a 24 fotogramas por segundo...

Na BD também não existem quaisquer limitações. As personagens fazem tudo o que é ditado pela capacidade imaginativa e expressiva dos seus autores com a vantagem de tudo ser mais lento. Este facto permite ao leitor saborear em detalhe lutas terríveis pois os contendores fazem literalmente pose para nós. Cada golpe é devastador e provoca no adversário enormes contusões acompanhadas de contorções e esgares de dor. Não obstante sobrevivem sempre... e a luta continua!

 Pancada Briga Luta Bd Quadrinhos Vinhetas Desenho Violência Zaragata

 Pancada Briga Luta Bd Quadrinhos Vinhetas Desenho Violência Zaragata

 Pancada Briga Luta Bd Quadrinhos Vinhetas Desenho Violência Zaragata

Na série Robin da Mata, de Turk e deGroot, o herói e os seus alegres companheiros passam o tempo a guerrear o pobre xerife de Nottingham e seus soldados. A violência atinge aqui níveis verdadeiramente insuportáveis culminando em cenas mudas e dilacerantes, a lembrar Akira Kurosawa no seu melhor.

 Pancada Briga Luta Bd Quadrinhos Vinhetas Desenho Violência Zaragata  Pancada Briga Luta Bd Quadrinhos Vinhetas Desenho Violência Zaragata E Astérix não podia faltar. Embora sejam famosas as cenas de pancadaria em conjunto ocorridas na aldeia gaulesa, onde há zaragata cada vez que se fala em peixe, escolhi dois episódios individuais. No primeiro Obélix trava um gladiador impetuoso com uma potente marretada (repare-se no pormenor da mão do infeliz); no segundo Astérix desfere um valente tabefe num escravo demasiado convencido do seu ar escultural... que logo desaparece.

 Pancada Briga Luta Bd Quadrinhos Vinhetas Desenho Violência Zaragata

 Pancada Briga Luta Bd Quadrinhos Vinhetas Desenho Violência Zaragata O desenhador Marcel Gotlib é o campeão da expressão. A primeira vinheta representa a etapa inicial de um combate de rara violência pela posse de um chupa-chupa que rapidamente degenera numa guerra fraticida; na segunda um pacato cidadão é agredido por um malfeitor. Os punhos, reparem nos punhos...

seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v5/s
 
Site Meter