Os judeus e o humor #1


 Humor Anedotas Judeus Piadas Kafka Juca Chaves Moises

Nem Deus, nem sábios, nem rabinos, nem professores; nem um só dos poderosos deste mundo escapa à mordacidade do humor judaico. Onde existir um judeu, para além de bons negócios, como é óbvio, existe também bom humor. Temos bons exemplos disso no mundo do espectáculo, com nomes como Woody Allen, Milton Berle, Mel Brooks, Eddie Cantor, Zero Mostel, Gene Wilder, Walter Matthau, Danny Kaye, Jerry Lewis e, sobretudo, os irmãos Marx. Até mesmo Franz Kafka, julgado demasiado sério ou dramático, deu mostras desse sentido de humor corrosivo fora dos seus livros, em histórias verídicas com esta:

Kafka vai passar férias a um hotel e, ao preencher a folha de registos, o gerente diz-lhe: - O seu nome é-me familiar. - Impossível - diz Kafka - é a primeira vez que cá venho. Dirige-se para o quarto e acaba de se deitar quando alguém bate à porta. É novamente o gerente do hotel. - Desculpe-me insistir, mas acho que o senhor é um escritor famoso. Kafka, visivelmente incomodado por ver o seu descanso interrompido, responde: - E depois? - E depois? O senhor mudou a minha vida ao escrever "A Metamorfose". - Leu-a? replicou Kafka. Onde a encontrou? Comprei-a, respondeu o homem, orgulhoso. Kafka vociferou, fingindo espanto: Sério? Então foi você...

(Juca Chaves, também ele humorista e judeu, conta esta mesma história adaptando-a a uma escritora desconhecida).

Outro exemplo deste sentido de humor é a versão Hollywood da fuga do Egipto:

Moisés, conduzindo o seu povo através do deserto, chega ao Mar Vermelho. Estala os dedos e exclama: - Manny! O responsável da publicidade vem a correr: - Diz, senhor? - Os barcos para atravessar o Mar Vermelho?

(breve pausa)

- Oh, gaita! Com toda esta confusão esqueci-me.... Moisés explodiu: - Tu esqueceste-te dos barcos, minha grandessíssima besta? Os egípcios devem estar aqui de um momento para o outro... E agora o que é que eu faço? Peço a Deus que separe as águas para todos os judeus passarem e depois afogue os egípcios??? - Meu! Faz isso e eu consigo-te duas páginas no Velho Testamento!


version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //seven