Quartos de banho japoneses #2


 Banheiro WC Quarto Banho Sanitario Japao Retretes Washlet Tecnologia

A retrete tradicional japonesa mantém-se ainda em muitos lares e coexiste com o vaso do tipo ocidental. Este, introduzido no Japão no início do século XX, somente se vulgarizou depois da segunda guerra mundial com a abertura ao ocidente. Aperfeiçoando os modelos americanos com bidet incorporado, as empresas nipónicas produzem actualmente as retretes mais sofisticadas do mundo. As washlet são verdadeiros prodígios high-tech que oferecem ao utilizador uma miríade de comodidades. Para se ter ideia da popularidade desta moderna sanita saiba-se que metade das casas no Japão possuem uma, número superior aos computadores pessoais!

A tecnologia começa logo no compartimento onde se encontra a retrete, que quase sempre é climatizado com aquecimento e/ou ar condicionado. A retrete em si não difere muito de uma sanita comum mas possui funcionalidades espantosas: abertura automática da tampa, sensores de activação da descarga após o uso, aquecimento do assento, massagens, jactos de água ajustáveis, secador, sistema de desinfecção do ar por ozono, etc. Para isso este sofisticado interface sanitário possui um painel de controle acoplado ou, em alternativa, um dispositivo de comando wireless posicionado na parede lateral.

 Banheiro WC Quarto Banho Sanitario Japao Retretes Washlet Tecnologia

 Banheiro WC Quarto Banho Sanitario Japao Retretes Washlet Tecnologia

A função mais importante é, porém, a de bidet. Na parte interior da sanita existe um dispositivo retráctil do tamanho de um lápis que lança um jacto de água, procedendo assim à limpeza da zona rectal/genital do utilizador. Na verdade tem duas posições e dois tipos de jacto, consoante o utilizador seja masculino ou feminino; basta accionar o botão correspondente no painel. É também possível regular manualmente a posição, misturar sabão na água e ainda ajustar a sua temperatura (investigadores japoneses concluíram que a maioria das pessoas prefere ser banhado por água a 38º...). Este dispositivo é altamente higiénico uma vez que, para além de nunca entrar em contacto com o corpo, se limpa a si mesmo antes e depois de cada operação. Com tudo isto o papel higiénico tornou-se dispensável embora haja, no entanto, quem ainda opte por reforçar a limpeza com uma passagem prévia com papel. Nunca é demais.

 Banheiro WC Quarto Banho Sanitario Japao Retretes Washlet Tecnologia

Mas os modelos topo de gama têm requintes inacreditáveis, como a abertura de tampa e o aquecimento automático do assento que ocorre sempre que alguém se aproxima ou porque memorizaram e processaram essa informação com base em anteriores utilizações; outros brilham no escuro para que não seja necessário acender a luz de noite; há ainda aqueles que detectam se o utilizador está de frente ou de costas, levantando apenas a tampa ou a tampa e o assento, respectivamente (genial!); os mais recentes já incorporam sensores médicos que medem a quantidade de açúcar no sangue com base na urina e ainda outras análises feitas às fezes - pura verdade! Há também um pequeno requinte destinado sobretudo às senhoras: um aparelho que emite sinais sonoros (barulho de água a correr, tipicamente) que "abafam" os ruídos menos agradáveis.

 Banheiro WC Quarto Banho Sanitario Japao Retretes Washlet Tecnologia

Tudo isto apresenta um senão: é preciso conhecer a tecnologia para se poder usá-la. Por isso no Japão todos os quartos de banho têm uma sinalização bilingue que informa se estamos perante uma retrete convencional ou não, não vá acontecer como a muitos curiosos e incautos que, na tentativa de descobrir o funcionamento da "máquina", recebiam com um jacto de água morna na cara...


version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //seven