Síndrome de Down, enfim uma esperança


 Sindrome Down Mongolismo Syndrome trissomia 21 Doenca  Blog.Uncovering.Org Down Syndrome Sindroma Picture1

Eles adquirem conhecimentos mas têm dificuldade em utilizá-los. Eles têm dificuldades em tratar várias informações simultaneamente e têm necessidade de mais tempo para as tratar do que os não portadores. Eles? Eles são os portadores da Trissomia 21, também conhecida por Síndrome de Down e por “Mongoloidismo”, e que para além das malformações físicas padecem também de diversos graus de perturbações da aprendizagem, da memória e da linguagem.

Segundo as estatísticas, por ano e no planeta, 1 em cada 800 crianças nasce com o Síndrome de Down sem que haja qualquer distinção étnica na prevalência, sendo que a possibilidade de uma mulher dar á luz uma criança com o Síndrome de Down é aos 25 anos de idade da Mãe de 1 em 1250 nascimentos, aos 40 1 em 106, aos 49 anos 1 em 11, aumentando exponencialmente depois dos cinquenta anos de idade da Mãe e depois dos 55 anos de idade do Pai.

O Síndrome de Down não tem tratamento físico ou cognitivo conhecido até ao momento, e o prognóstico é mais ou menos reservado consoante o grau de profundidade da doença e consoante a precocidade do acompanhamento Médico e Psicológico a instituir. Mas segundo um trabalho publicado na Nature Neuroscience em Fevereiro de 2007 uma esperança para a terapêutica cognitiva da Trissomia 21 prefigura-se possível e responde pelo nome de pentylenetetrazole ou PZT.

 Sindrome Down Mongolismo Syndrome trissomia 21 Doenca Gaba  Blog.Uncovering.Org Down Syndrome Sindroma Brushfield

Bloqueador do GABA, ácido gama-aminobutírico, utilizado e abandonado nos anos cinquenta como estimulador do sistema nervoso, o PZT foi “redescoberto” pela equipa do Prof. Craig Garner do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Stanford, e Director do Down Syndrome Research and Treatment Foundation, que demonstrou a sua capacidade de bloquear o excesso de produção de GABA, que passa por ser a principal causa responsável pela diminuição da actividade neuronal prevalente nesta patologia. Ensaiado com sucesso em ratinhos-cobaia, o PZT poderá passar em breve à fase de ensaios clínicos e, a curto trecho, constituir-se como uma poderosa arma de combate aos défices cognitivos da Trissomia 21.


version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //jr