Antes do cinema: curtas metragens #1


 Cinema Antigo Movie-Serial Documentario Desenho Animado Curta Metragem Comedia Tenho umas certas saudades do cinema de antigamente. Por várias razões - eu explico. Em primeiro lugar por causa das salas como já tive a oportunidade de falar aqui; as salas de cinema mais antigas eram imponentes e volumosas, com as suas madeiras, estuques ornamentados e tapeçarias. Depois porque se ia ver um filme para apreciar o trabalho dos actores ou a qualidade da história em vez de se contabilizar efeitos audiovisuais atordoantes. Por fim devido ao facto de uma sessão de cinema não ser apenas composta pelo filme propriamente dito mas também por uma série de projecções que o antecediam, essencialmente curtas metragens que, além de abrir o apetite para o prato principal, eram em si mesmos deliciosas.

Uma curta metragem, ou short, era originalmente um tipo de filme com uma duração compreendida entre 20 e 40 minutos concebido especificamente pela indústria cinematográfica americana nos primeiros anos do século XX, ainda na vigência do cinema mudo, quando os filmes eram muito extensos. Um programa típico desta época incluía sempre o filme principal e a respectiva curta no mesmo pack, modalidade que se manteve quase inalterada até aos anos 60'.

As comédias eram muito comuns e muito apreciadas. Charlie Chaplin (Charlot), Laurel and Hardy (Bucha e Estica), The Three Stooges (Os Três Estarolas) ou Buster Keaton (Pamplinas) tornaram-se conhecidos graças às curtas metragens que fizeram para o cinema, sobretudo na época do cinema mudo, que funcionaram como um trampolim para as mais ambiciosas - e ambicionadas - longas metragens...

 Cinema Antigo Movie-Serial Documentario Desenho Animado Curta Metragem Comedia

O tom bem humorado a anteceder o filme principal era também assegurado pelos desenhos animados, produzidos por estúdios como os de Walt Disney, Walter Lantz ou Leon Schlesinger, por exemplo. Dos primeiros saíram nesta época, quanto a mim, as suas melhores animações: shorts protagonizados por Donald ou Goofy (Pateta) e ainda as geniais Silly Symphonies. Os estúdios de Lantz deram-nos Oswald the Lucky Rabbit e, mais tarde, Woody Woodpecker (Pica-pau). Por fim a colaboração de Schlesinger com a Warner Bros. deu origem nada mais nada menos do que aos famosos Looney Tunes. Nascidas no cinema, todas estas séries só mais tarde passaram a ser exibidas na televisão.

 Cinema Antigo Movie-Serial Documentario Desenho Animado Curta Metragem Comedia

 Cinema Antigo Movie-Serial Documentario Desenho Animado Curta Metragem Comedia

 Cinema Antigo Movie-Serial Documentario Desenho Animado Curta Metragem Comedia


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 4/s/cinema// @obvious, @obvioushp //seven