Antes do cinema: curtas metragens #2


 Cinema Antigo Movie-Serial Documentario Desenho Animado Curta Metragem Comedia

Para além das comédias ou dos desenhos animados havia outros tipos de curtas metragens que eram exibidas antes do filme principal. Era vulgar, por exemplo, o documentário de actualidades, também denominado newsreel. Este formato, criado em França no início do século XX pela empresa Pathé, logo foi adoptado pela maioria das produtoras cinematográficas, tornando-se presença assídua em quase todos os programas para as salas americanas e europeias até aos anos 60'.

Os documentários eram necessariamente os shorts mais enfadonhos, veículo frequente de propaganda ideológica, mas mesmo assim seguidos com interesse. As imagens a preto e branco e desprovidas de som viam-lhes acrescentada uma música alusiva - qualquer coisa de marcial ou sinfónico - e ainda a imprescindível narração, a cargo de um senhor com voz estereotipada e sentido de humor duvidoso. A popularidade deste formato é bem retratada no célebre filme Citizen kane, de Orson Welles, onde é mostrado a dada altura um newsreel fictício, produzido pela equipa da RKO, ilustrando a vida de Charles Foster Kane.

 Cinema Antigo Movie-Serial Documentario Desenho Animado Curta Metragem Comedia

Porém a curta metragem mais apreciada era, de longe, o movie-serial. No fundo tratava-se de um filme em episódios, muito semelhante às actuais telenovelas. Cada episódio, exibido durante uma semana no mesmo cinema, dava lugar ao seguinte, aguardado com ansiedade. Muita da audiência dos cinemas de então se devia aos seguidores dos movie-serials. A maioria destes filmes eram Westerns por serem os mais baratos de produzir. Em alternativa produziam-se também séries policiais, FC (ficção científica) e muitas aventuras de heróis dos comic books, adaptadas do desenho para a película cinematográfica.

O argumento nunca fugia muito do trio herói/vilão/donzela em apuros, cabendo ao primeiro ultrapassar todas as terríveis e astuciosas armadilhas armadas pelo segundo para salvar a terceira mesmo na altura em que ia desta para melhor. O confronto entre o herói e o vilão estava reservado para o último episódio, obviamente. Muitos clichés cinematográficos tiveram origem aqui: a moça amarrada à linha de comboio; a moça amarrada ao tapete rolante que leva à serra de disco; a moça amarrada no fundo da mina a ver o rastilho da dinamite a avançar... Muitos anos mais tarde Indiana Jones recuperou vários destes clichés.

É espantoso o número de séries criadas neste formato que perduraram e ganharam posteriormente notoriedade quer na televisão quer em longas metragens. Veja-se: Flash Gordon, Dick Tracy, Zorro, Lone Ranger, Buck Rogers, Green Hornet, Captain Marvel, The Phantom, Jungle Jim, etc., etc., etc. Hoje achamos ridículo; na altura o público delirava. Mas, a julgar pela onda de revivalismo de super-heróis que tem assolado o cinema ultimamente, nem todos são da mesma opinião. Basta juntar uns efeitos especiais para fazer o público delirar de novo. Continua no próximo episódio... ;)

 Cinema Antigo Movie-Serial Documentario Desenho Animado Curta Metragem Comedia Vigilante

 Cinema Antigo Movie-Serial Documentario Desenho Animado Curta Metragem Comedia Captain Marvel (o tal que gritava "SHAZAN!")

 Cinema Antigo Movie-Serial Documentario Desenho Animado Curta Metragem Comedia Flash Gordon

 Cinema Antigo Movie-Serial Documentario Desenho Animado Curta Metragem Comedia Lone Ranger

 Cinema Antigo Movie-Serial Documentario Desenho Animado Curta Metragem Comedia


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp //seven