Everland - um novo conceito de hotel
À primeira vista o Everland parece ter um aspecto distinto: sóbrio, possivelmente renovado, muito tradicional, situado no meio de um jardim cuidado... Convidativo. Mas não nos iludamos. O hotel é apenas a pequena cápsula colorida no topo do edifício, o Museu de Arte Contemporânea de Leipzig, e só possui um quarto. Como assim?
A verdade é que não se trata bem um de hotel mas sim de uma obra de arte itinerante que "pousa" literalmente no telhado dos edifícios que o acolhem, invariavelmente museus. O conceito é da autoria dos artistas suíços Sabina Lang e Daniel Baumann e a ambiguidade é precisamente a intenção deste trabalho que coloca os visitantes numa situação de uso real de um quarto de hotel. A ilusão tem de ser perfeita de modo a que os utentes fiquem perfeitamente integrados na obra. A obra de arte é, assim, vivida.
O Everland tem, portanto, tudo o que necessita para ser um hotel - lençóis sedosos na cama, quarto de banho moderno e funcional; até um mini-bar bem fornecido - e pode ser alugado desde que apenas por uma noite, pois habitá-lo deve ser uma experiência única e inesquecível. Para tal possui normas de funcionamento exigentes com o serviço de quartos a ser assegurado por verdadeiros profissionais de hotelaria. É possível tomar o pequeno-almoço na cama, por exemplo.
Construída numa estrutura de madeira a pequena célula alberga no seu interior um ambiente futurista ou retro, conforme se queira, talvez a lembrar um filme de ficção científica dos anos 70'. As linhas curvas e as cores psicadélicas predominam mesmo nos mais pequenos pormenores. A concepção do espaço interior está totalmente orientada para a grande janela situada num dos topos, impossível de tapar, uma vez que o hotel é um local privilegiado de observação.
Depois de estar algum tempo nas margens do Lago de Neuchâtel, em Yverdon-les-Bains, na Suíça, o hotel deslocou-se para Burgdorf, no mesmo país, até aterrar no telhado do Museu de Arte Contemporânea, em Leipzig, na Alemanha. A próxima escala é Paris, no telhado do Palais de Tokyo. O Everland pode ser alugado aqui pela quantia de $286 por noite.