Falsificação digital


 Fotografia Digital Camara Imagem Tecnologia Falsificacao

Uma nova tecnologia em desenvolvimento permitirá em breve identificar uma imagem digital como tendo sido capturada por uma determinada câmara. Com princípios algo semelhantes aos da balística, o método consiste num algoritmo que identifica a imagem baseado na singularidade de um padrão, único em cada câmara digital, de não uniformidade pixel a pixel, que se traduz por um fraco sinal de ruído digital na imagem, que permanece consistente em todas as imagens capturadas pela mesma câmara.

 Fotografia Digital Camara Imagem Tecnologia Falsificacao

 Fotografia Digital Camara Imagem Tecnologia Falsificacao

Desenvolvido pelos Dr. Jessica Fridrich, Jan Lukáš e Miroslav Goljan, investigadores da Binghamton University, este algoritmo permite identificar a “impressão digital” da câmara, que tem origem na singularidade da manufactura da câmara e dos seus sensores, e constitui neste momento a mais robusta ferramenta de detecção de falsificação de imagens digitais. A primeira aplicação prática desta tecnologia prende-se com os fotógrafos de pornografia infantil que habitualmente baseiam a sua estratégia de defesa na alegada não captura das imagens em questão com a sua câmara, alegação que ficará a partir de agora bem mais complicada de sustentar.

Os investigadores da equipa da Dr.ª Fridrich planeiam, num futuro próximo, aplicar esta técnica às imagens obtidas por scanner e por vídeo, tornando a vida mais difícil aos que utilizam para fins menos próprios a imagem digital.


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //jr