Os Musicais da Broadway



 Teatro Cinema Musica Musical Music-hall Broadway Theatre NY Nova New York USA

O teatro musical foi um género muito apreciado no EUA durante as décadas de 40' e 50' que ainda persiste. Este tipo de peças são exibidas tipicamente em grandes salas criadas exclusivamente para esse efeito, como o Broadway Theatre, a mais prestigiada de todas. Os Broadway Shows, também assim conhecidos, são essencialmente grandes produções comerciais mainstream - nada de muito chocante, portanto - feitas para colher aceitação generalizada. Dependendo da reacção da crítica e do público podem permanecer até vários anos em exibição, indicador do seu sucesso.

 Teatro Cinema Musica Musical Music-hall Broadway Theatre NY Nova New York USA

O típico Broadway Show consiste num espectáculo que alia música e dança à tradicional representação e declamação teatral. Várias coisas o distinguem da ópera, como o ênfase dado à dança, aos diálogos e ao uso de géneros musicais populares; além disso são invariavelmente representados na língua da audiência a que se destinam; tampouco há cantores profissionais, como na ópera - os actores são sobretudo bailarinos que cantam razoavelmente (e usam microfones). Este aspecto sempre foi tido em conta pelos compositores que sabiam que não podiam escrever fraseados muito exigentes para a voz.

Não obstante as limitações vocais dos actores, a bonomia dos argumentos e a necessária vertente comercial dos espectáculos, os musicais da Broadway tiveram ao seu serviço alguns dos maiores compositores do século XX. George Gershwin, Cole Porter, Richard Rodgers, Irving Berlin, Jerome Kern, Noel Coward, Leonard Bernstein dispensam apresentações (ou links).

Alguns destes espectáculos que permaneceram muito tempo em cartaz tornaram-se imensamente famosos e percorreram o mundo em digressão. É o caso de Oklahoma, Les Miserables e Cats. Outros deram também origem a filmes: West Side Story, The Sound of Music, My Fair Lady ou Jesus Christ Superstar. Recentemente a tendência parece ter-se invertido. Os musicais adaptam histórias do cinema e nem os filmes de animação escapam: The Colour Purple, A Bela e o Monstro ou O Rei Leão. The show must go on...

 Teatro Cinema Musica Musical Music-hall Broadway Theatre NY Nova New York USA The Colour Purple

seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x7
 
Site Meter