Thorncrown Chapel - uma igreja no meio da floresta


 Arquitectura Arquitetura Igreja Thorncrown Floresta Natureza Ambiente

Numa altura de preocupações ambientais em que tanto se fala em arquitectura sustentável é frequente esquecermo-nos de que ela sempre existiu. Não me refiro apenas a edifícios vernáculos, expressão tantas vezes sábia de construtores anónimos; refiro-me a edifícios eruditos, projectados por arquitectos pouco dados a modas efémeras ou a protagonismos. É o caso da Thorncrown Chapel, uma igreja situada em Eureka Springs, no estado americano do Arkansas, construída em 1980 e, não obstante surpreendentemente actual.

No ano passado a obra foi distinguida com um importante prémio atribuído pelo American Institute of Architects (AIA), o “Twenty-Five year award”. O seu autor, o arquitecto americano E. Fay Jones, evidencia aqui a influência de Frank Lloyd Wright no uso dos materiais e no entrosamento do edifício com o ambiente natural que o rodeia, a floresta. Alguns pormenores são interessantes, como o da madeira de pinho de que é feita a estrutura da cobertura ser proveniente do próprio local.

Toda a estrutura do edifício, em aço e madeira, é recoberta por painéis de vidro que prolongam visualmente o espaço e, na verdade, estar dentro da igreja é estar dentro da floresta. Por fora a integração no ambiente é igualmente bem conseguida em qualquer estação do ano ou condição climatérica, o que é notável. À noite o contraste entre o interior iluminado e a escuridão que a rodeia proporciona uma experiência única...

 Arquitectura Arquitetura Igreja Thorncrown Floresta Natureza Ambiente

 Arquitectura Arquitetura Igreja Thorncrown Floresta Natureza Ambiente

 Arquitectura Arquitetura Igreja Thorncrown Floresta Natureza Ambiente  Arquitectura Arquitetura Igreja Thorncrown Floresta Natureza Ambiente

 Arquitectura Arquitetura Igreja Thorncrown Floresta Natureza Ambiente

Link para o site


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/arquitetura// @obvious, @obvioushp //seven