À espera de um transporte público



 Design Bus Stop Paragem Autocarro China

Por algum estranho motivo, as paragens destinadas a transportes públicos são invariavelmente uns objectos surreais que tem como principais objectivos: a) servir de suporte a enormes painéis publicitários b) tornar ainda mais feia a paisagem urbana (que infelizmente não precisa, regra geral). Raramente são pensadas na perspectiva do utilizador. Não se sabe quem as faz - a identidade dos seus autores deve ser um dos segredos mais bem guardado do planeta - mas certamente é alguém não sabe o que significa estar estar uma hora à espera de passar o ónibus, sobretudo quando está mau tempo. Se um dia forem descobertos deviam ser obrigados a utilizar as paragens que desenharam!

Tendo isto em mente, supõe-se, a administração da Universidade de Chiao Tung, na cidade de Hsinchu, Taiwan, encomendou um novo tipo de paragem de autocarro para o seu Campus. Os dois pressupostos iniciais do projecto foram a protecção/conforto dos utilizadores (Hsinchu é uma cidade ventosa) e a imagem urbana. Os autores afirmam terem-se baseado na forma de trabalhar o bambu para criar uma estrutura de vigas de aço dobradas que formam o esqueleto do objecto, posteriormente revestido com chapa de aço pintada e o incontornável vidro temperado.

O aspecto final tem ressonâncias um pouco retro, a lembrar um certo design psicadélico dos anos 70', ou ainda algo mais rebuscado, misto de telefone Nokia e arquitectura modernista holandesa - ou talvez futurista. O certo é que, pelo menos à noite, consegue um mimetismo interessante com a restante paisagem urbana, feita de brilhos feéricos das lâmpadas de néon e de luzes que riscam a escuridão, cor de laranja, violeta ou azul. Resta saber se é confortável...

 Design Bus Stop Paragem Autocarro China

 Design Bus Stop Paragem Autocarro China

 Design Bus Stop Paragem Autocarro China

 Design Bus Stop Paragem Autocarro China

seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x2
 
Site Meter