OBVIOUS dá 40% desconto na Amazon

George Orwell - 1984

A memória humana em bits



 Memoria Bits Cerebro Mente Homem Neuronios Sinapses Numero

Apesar do facto de o número de neurónios no cérebro humano ser conhecido, e segundo a maioria dos investigadores da neurociência, se situar na ordem dos 100 biliões, a magnitude da memória humana continua desconhecida. No entanto, um trabalho de Agosto de 2003 intitulado Discovering the Capacity of Human Memory, publicado na conceituada revista “Brain and Mind”, entretanto descontinuada, da autoria de Y.Lang e D.Liu da University of Calgary, aponta o impressionante número de 10^8432 como sendo a ordem de grandeza da dimensão da memória humana em bits, utilizando para o efeito um modelo cognitivo do cérebro, assente na informática cognitiva, que mostra que a memória humana e o conhecimento são representados por relações, conexões de sinapses entre neurónios, em vez de neurónios considerados isoladamente.

E o que torna este número tão impressionante, é o facto de na natureza não existir quantitativo que se lhe compare. Por exemplo, admitindo que o Universo tem o raio de 1 trilião de anos-luz, isto é 10^18 anos-luz, o número destes núcleos de átomos, traduzido em raios atómicos do núcleo do átomo mais leve (10^-15 m), que caberiam em tal esfera, seria de aproximadamente 3,5x10^147, número este que, apesar de ser enorme, é infinitamente menor que o controverso 10^8432.

Insondáveis e incontáveis são os mistérios, em bits, da mente humana...

Link para o artigo

jr

um homem do mundo.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x4
 
Site Meter