Al Hirschfeld - caricaturas



070817_blog.uncovering.org_al-hirschfeld_1.jpg

Enquanto quase todos os desenhadores e caricaturistas usavam a cor para tornar os seus trabalhos mais apelativos ou o sombreado para lhes dar profundidade, Al Hirschfeld apenas se servia na maior parte das vezes de uma simples linha preta, traçada a lápis ou à pena. E bastava - estava lá tudo. Não deixa, porém, de ser interessante esta predilecção pela linha pura da parte de quem queria ser pintor ou escultor... Perguntaram-lhe uma vez se o fazia por mera falta de tempo. Respondeu: Quando estou com pressa faço um desenho complexo; só quando tenho tempo é que faço um simples.

Esta convicção na importância da simplicidade escondida por detrás de muito trabalho e exigência, reveladora de um sentido estético muito apurado, valeram-lhe uma enorme admiração e projeccção. Os seus trabalhos foram publicados em dezenas de jornais, revistas e outros periódicos de renome - The New York Times, The New Yorker, Playbill, Collier's, Life, Time, Look, Business Week, Rolling Stone, Reader's Digest, Print, See, Talk, etc. - e expostos em museus e galerias de arte. Al Hirschfeld desenhou sem parar até 2003, data em que faleceu com 99 anos.

070817_blog.uncovering.org_al-hirschfeld_2.jpg As personagens da série televisiva Seinfeld

070817_blog.uncovering.org_al-hirschfeld_3.jpg Bogart e Bergman, aliás, Rick e Ilsa em Casablanca

070817_blog.uncovering.org_al-hirschfeld_4.jpg Fred Astaire e Ginger Rogers

070817_blog.uncovering.org_al-hirschfeld_5.jpg Os irmãos Marx - Harpo, Groucho e Chico

070817_blog.uncovering.org_al-hirschfeld_6.jpg O elenco de West Side Story

070817_blog.uncovering.org_al-hirschfeld_7.jpg Jazz - Benny Goodman, Gene Krupa, Teddy Wilson, Lionel Hampton e Duke Ellington

070817_blog.uncovering.org_al-hirschfeld_8.jpg The Beatles, atravessando a passadeira de Abbey Road

070817_blog.uncovering.org_al-hirschfeld_9.jpg Os três tenores: Carreras, Domingo e Pavarotti

Link

seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v4/s
 
Site Meter