Top 100 - blogs de língua portuguesa



2007081900 Portugalt Brasil Top100

Este tema é sempre controverso; no entanto, se os pressupostos forem bem interpretados, poderão fornecer indicadores interessantes que podem permitir aferir algumas ilações qualitativas e quantitativas sobre a blogosfera luso-brasileira. Já diversas pessoas se deram ao trabalho de tentar compilar uma lista de blogs e alguns indicadores para os caracterizarem, mas apesar de tudo, resolvi fazer um outro levantamento mais abrangente, tendo como critério base um denominador comum: a Língua Portuguesa.

Oportunamente, em conversas de e-mail com o Alexandre Inagaki, referia o facto destes dois países - Portugal e Brasil - apesar de terem uma língua em comum, possuirem de facto um enorme fosso cultural entre eles, já para não falar de um certo preconceito que por vezes paira no ar. Há no entanto, na minha opinião, excelentes blogs de ambos os lados do atlântico que ainda não foram descobertos por cada uma das partes. Passados 500 anos dos descobrimentos originais creio que é altura de se cruzarem culturas. Este trabalho - em constante actualização - está a reunir e identificar o maior número de blogs possível, mostrando o posicionamento de ambos os países à escala global.

No Brasil, gostaria de destacar o excelente trabalho já produzido por algumas pessoas. A saber: * O Manoel Lemos fez um grande trabalho criando o blogblogs, uma plataforma que funciona como um núcleo gravitacional de blogs Brasileiros. O efeito comunidade faz-se sentir, e actualmente possui já umas boas dezenas de milhares de blogs devidamente cadastrados. É a versão brasileira do Technorati.

* A Cynara deu o pontapé de saída com um artigo intitulado "Os 50 Blogs mais populares do Brasil", onde reuniu informações sobre o Pagerank, Backlinks, Alexa e Yahoo Results.

* O Edney, que está a fazer uma colecta bastante exaustiva, publicou um primeiro ranking baseado no Technorati, indicador não utilizado pela Cynara. O Edney não parou e ontem surgiu com um novo artigo intitulado "Top 100 blogs brasileiros segundo o Pagerank e os Backlinks", que dá uma volta de 180 graus nos resultados, mostrando um ranking totalmente diferente. Vale a pena ler o artigo para ficar com uma melhor percepção das nuances dos diversos indicadores.

Em Portugal, infelizmente não existe um sistema do tipo do blogblogs onde a comunidade lusa se possa registar, tornando mais simples a tarefa de catalogar o que existe em Portugal. Creio que seria uma óptima oportunidade para o SAPO surgir com alguma inovação numa área que está tão à deriva. Adicionalmente a Maria João forneceu-me uma lista de blogs portugueses do SAPO.

Até agora, a única iniciativa que me apercebi no sentido de se constituir um repositório de indicadores base ou um sub-conjunto, foi feito pela equipa do weblog.com.pt, disponibilizando o Blogómetro. Através de um serviço muito popular de medição de estatísticas, o Sitemeter agregou e apresentou num Top os blogs portugueses que aderiram e posteriormente se registaram no site. Este serviço mostra o número médio de visitantes únicos diários, bem como a média diária de pageviews.

Sei que em tempos o Carlos Andrade já tinha efectuado um ranking do Technorati tendo por base o Planeta Asterisco, mas infelizmente creio que já não está on-line.

Finalmente o ranking e algumas notas A elaboração deste TOP teve como pressuposto a divisão das amostras em duas comunidades - Brasileiros e Portugueses. Foram considerados cerca de 2000 blogs sendo a divisão feita da seguinte forma:

Para a comunidade Brasileira, considerou-se o ranking disponibilizado pelo BlogBlogs, com mais algumas inclusões que foram retiradas do ranking do Edney. Para a comunidade portuguesa, tive por base a lista já efectuada pelo Blogómetro e mais alguns que foram obtidos fazendo crawling aos blogs e identificando links para outros blogs. Assumi que a probabilidade de encontrar links para blogs brasileiros a partir de blogs portugueses (e vice-versa) era baixa, aumentando ainda mais a amostra.

Por fim, havia ainda outro dilema. Encontrei uma boa dezena de blogs que eram escritos por várias pessoas de ambas as nacionalidades (como, aliás, este mesmo blog). Nesses casos, optei por incluir os blogs em ambos os rankings apresentados. Foram elaborados quatro rankings que são actualizados a cada 48 horas.

1- TOP 100 Língua Portuguesa (com base no Technorati)

2 - TOP 100 visitas diárias (Sitemeter)

NOTA FINAL: Para o ranking "TOP 100 visitas diárias" foram processados todos os 2000 blogs. Se o blog possuía o Sitemeter na sua página principal e as estatísticas estavam em modo público, então foi incluído nesta lista. Para os blogs que não estejam listados e que decidam participar neste ranking, basta que se registem no Sitemeter e seguidamente deixem um comentário a este artigo para vos incluir no próximo processamento.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v5/s
 
Site Meter