Caran D'Ache
O nome do famoso fabricante de material de pintura e desenho suíço tem, na verdade, origem no pseudónimo do desenhador, ilustrador e caricaturista francês Emmanuel Poiré. Nascido em Moscovo no ano de 1858, descendente de um soldado do exército de Napoleão que invadiu a Rússia em 1812, veio para França muito novo a fim de recuperar a sua nacionalidade perdida. Ironicamente, conseguiu-o alistando-se no exército francês. Viveu e trabalhou em Paris até à data da sua morte, no ano de 1909.
Como Emmanuel Poiré escrevia na imprensa e publicava livros sobre a actualidade política. No entanto, sempre gostou de criar histórias desenhadas sem palavras que eram publicadas nos almanaques da época. Chegou, inclusive, a fundar uma revista semanal humorista e satírica denominada "Psst...!". Como precaução, estas pequenas histórias e ilustrações omitiam frequentemente o nome do seu autor. Este facto terá originado a necessidade de encontrar um pseudónimo que é um trocadilho feito com a palavra russa karandas, que significa literalmente lápis, e que o viria, afinal, a tornar mundialmente conhecido.
A partir de 1881, sob a assinatura de Caran D'Ache, passou a executar desenhos para diversas revistas e a ilustrar os seus próprios livros. Tornou-se muito apreciado pelas suas caricaturas militares e desenhos de cavalos, para o que contribuiu seguramente a sua profissão de oficial do exército. Produziu também algumas peças de teatro com a utilização de silhuetas animadas. Como humorista, acompanhou sempre os acontecimentos do seu tempo e manteve em relação a eles posições controversas.
Links interessantes aqui e aqui
deixe o seu comentário
Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.
comments powered by Disqus