Ford GT40 - o eterno desportivo



 Carros Automoveis Ford GT 40 Desportivos Prototipos Corridas Le Mans

Esta história começa no início dos anos 60' com o desejo manifestado pela Ford em ganhar a mítica corrida 24h00 de Le Mans, na época considerada o símbolo máximo de resistência e performance automóvel. E começa, curiosamente, com a tentativa de comprar a Ferrari! - o que se percebe pelo domínio avassalador que os carros italianos vinham exibindo naquela prova. No entanto as negociações fracassaram pelo que, em 1963, se avançou para a construção de um novo carro, o Ford GT40, um dos mais extraordinários desportivos de sempre.

Sob a batuta de John Wyer foi então iniciado em Inglaterra um projecto designado por Ford GT que tinha por base o Lola Mk 6, um carro bastante evoluído para a época. As semelhanças globais eram por demais evidentes mas o desenho do novo protótipo suplantou tudo o que seria de esperar, com as suas linhas simultaneamente elegantes e agressivas fosse qual fosse o ponto de vista. O perfil baixíssimo que o tornaria inconfundível resultou dos regulamentos que impunham que a altura não ultrapassasse as 40 polegadas (1,02m) e originou o acrónimo GT40.

A primeira aparição numa prova automobilística ocorreu em 1964, nos 1000Km de Nürburgring, e revelou-se desastrosa. Seria necessária toda a temporada do ano seguinte para desenvolver a versão original do Ford GT, denominada Mk I, e torná-la fiável e competitiva. Surgiu assim uma nova versão mais potente, o Mk II, que seria a mais aclamada de todas. Seguiu-se a versão Mk III que se destinou apenas à utilização em estrada. Por fim o Ford Mk IV, o mais potente de todos, foi totalmente redesenhado nos EUA por Carrol Shelby, incluindo o chassis.

O carro teve uma longa carreira recheada de sucessos e cumpriu plenamente o seu objectivo inicial, pois a vitória nas 24h00 de Le Mans pertenceu-lhe durante quatro anos consecutivos. Caso único: na edição de 1969 - a derradeira - o vencedor foi não só um GT40 como o mesmo carro que havia vencido no ano anterior! Esta edição foi também uma das mais emotivas porque a vitória foi decidida apenas nos últimos metros da corrida, após renhida disputa. Não só essa vitória permaneceu na memória de todos os fãs das provas de GT, como o próprio GT40 adquiriu o estatuto de eterno desportivo.

 Carros Automoveis Ford GT 40 Desportivos Prototipos Corridas Le Mans Ford GT40 Mk I

 Carros Automoveis Ford GT 40 Desportivos Prototipos Corridas Le Mans

 Carros Automoveis Ford GT 40 Desportivos Prototipos Corridas Le Mans

 Carros Automoveis Ford GT 40 Desportivos Prototipos Corridas Le Mans

 Carros Automoveis Ford GT 40 Desportivos Prototipos Corridas Le Mans Ford GT40 Mk II

 Carros Automoveis Ford GT 40 Desportivos Prototipos Corridas Le Mans Ford GT40 Mk III

 Carros Automoveis Ford GT 40 Desportivos Prototipos Corridas Le Mans Ford GT40 Mk IV

The Roaring Forties

seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x7
 
Site Meter