Kim Alves, de Cabo Verde para o mundo


 Musica Cabo Verde Kim Alves Ritmo Harmonia

Após ter acompanhado praticamente todos os nomes sonantes de Cabo Verde, e produzido nos últimos anos uma parte muito significativa da sua música, Kim Alves decidiu dar à estampa o seu sempre adiado primeiro trabalho exclusivamente pessoal.

Filho de um violinista célebre, João Alves (nho Djonsinho), este poli-instrumentista, produtor musical, arranjador, engenheiro de som, compositor, intérprete e estudioso da música de Cabo Verde lançou o seu projecto de música tradicional cabo-verdiana instrumental “Dança das Ilhas”. Este trabalho apresenta temas originais da música de Cabo Verde, sendo a maioria da autoria de Kim, com particular incidência nos ritmos de Santiago e Fogo, sofisticados, e ao mesmo tempo acessíveis ao ouvido de qualquer leigo musical, em termos de harmonização melódica e rítmica, fruto de toda uma vida de recolhas e pesquisas dos ritmos realmente autóctones cabo-verdianos.

"Dança das Ilhas" erige-se, sem dúvida, numa verdadeira revolução harmónica na música de Cabo Verde e, ao mesmo tempo, numa prova irrefutável de que é possível à música tradicional evoluir para patamares harmónicos que a fazem ombrear com qualquer música erudita, clássica ou moderna, sem perder a sua identidade e a sua alma.

Tudo Funana - Kim Alves (excerto)

Link


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 3/s/música// @obvious, @obvioushp //jr